Volvo Car Portugal tem, pela primeira vez, diretor de origem portuguesa
A Volvo Car Portugal vai ter, pela primeira vez, um diretor de origem portuguesa. Em causa Domingos Silva, que assumirá o cargo de Diretor Geral da empresa a partir de 1 de julho, sucedendo assim a Edson Ishikawa, que passará a desempenhar novas funções internacionais no seio do grupo Volvo Cars, anunciou a empresa.
Formado em Economia na Universidade de Aveiro, Domingos Silva tem mais duas décadas de experiência no setor automóvel, tendo iniciado o seu percurso na Toyota Caetano Portugal em 2005 antes de ingressar na Volvo Car Portugal no final de 2007, tendo passado pelas áreas de Planeamento e Logística, pela função de Area Sales Manager e, desde 2014, pelo Departamento Comercial da empresa.
"Sob a sua direção, a Volvo Car Portugal registou os melhores resultados comerciais da sua história, tendo em 2024 atingido um marco sem precedentes em termos de desempenho e eletrificação — tornando Portugal num verdadeiro caso de sucesso dentro do universo Volvo", anunciou a empresa num comunicado enviado às redações.
"É uma grande honra assumir a liderança da Volvo Car Portugal. Encaro este desafio com enorme sentido de responsabilidade e total confiança no talento da nossa equipa e na força da nossa rede de parceiros. Estamos preparados para continuar a transformar a mobilidade e a superar expectativas, com visão, ambição e proximidade com os nossos clientes", afirmou Domingos Silva, citado na nota.
Esta alteração acontece "no âmbito de uma estrutura regional que promove maior agilidade e proximidade com os mercados". "Este modelo de governance, já implementado noutras regiões da Volvo a nível global, insere-se numa lógica de coordenação ibérica e representa um reforço da capacidade local de resposta, mantendo o foco estratégico e operacional em Portugal", explica a empresa.
Paralelamente, Edson Ishikawa iniciará em julho o seu mandato como novo Head da Região APeC (Asia Pacific excluindo China), reportando diretamente a Arek Nowinski, Presidente para a Europa e Resto do Mundo.
"Esta transição marca um novo ciclo na Volvo Car Portugal, com continuidade na visão estratégica e no compromisso com a mobilidade sustentável, mas com renovado impulso para consolidar a posição da marca como referência no mercado nacional. Todas as alterações entram em vigor a partir de 1 de julho de 2025", conclui a empresa.