Viana do Castelo recebe investimento em data centers que cria 500 empregos
O grupo norueguês CTS e a norte-americana Eaton vão instalar uma fábrica de Unidades de Distribuição de Energia Elétrica (EPOD's) para a indústria global de data center em Viana do Castelo. O investimento prevê a criação de 500 postos de trabalho diretos.
A NordicEpod, assim se designa a parceria entre as duas empresas estrangeiras, "pretende revolucionar a indústria de data center e impulsionar a economia local, criando mais de 500 postos de trabalho diretos e milhões de euros de exportações", avançam esta segunda-feira os investidores em comunicado.
Segundo adiantam, o projeto irá "posicionar Portugal como líder global em tecnologia inovadora e sustentável, bem como dinamizar a economia regional". A NordicEpod pretende "fortalecer a cadeia de abastecimento local, colaborando com empresas portuguesas e integrando-as no ecossistema do projeto".
A unidade vai também potenciar o Porto de Viana do Castelo, que será o principal hub das exportações de EPOD's.
Os EPOD's são módulos especializados que fornecem uma solução integrada para a indústria dos data centers, garantindo que a energia elétrica da rede principal é distribuída para os diferentes equipamentos, como servidores, unidades de armazenamento e sistemas de refrigeração. São fundamentais para assegurar o funcionamento contínuo e eficiente das infraestruturas críticas de dados, diz o comunicado.
Numa primeira fase, a fábrica contará com uma área de 20 mil metros quadrados. Segundo os investidores, incorporará energia renovável e métodos de produção ecológicos.
De acordo com o comunicado, a norueguesa CTS é uma das maiores empresas de desenho e construção de data centers na Europa. A norte-americana Eaton afirma-se líder em gestão de energia, fornecendo soluções para os setores elétrico, hidráulico e mecânico.
A NordicEpod, a parceria entre o CTS Group e a Eaton, é uma empresa norueguesa especializada na produção de EPOD's e fornece a solução definitiva para a gestão de data centers.