O troço em Soure, no distrito de Coimbra, retirado do segundo concurso da linha de alta velocidade Porto-Lisboa passará para a terceira parceria público-privada (PPP) do projeto, revelou esta quinta-feira um responsável da Infraestruturas de Portugal (IP)."Alterámos ligeiramente as condições, este novo concurso tem menos 11 quilómetros de construção, e as ligações em Soure também não vão estar incluídas aqui, passarão para a PPP3, para a fase dois", disse hoje, no Porto, Henrique Teles, responsável da IP.Falando no Seminário de Transporte Ferroviário da revista Transportes & Negócios, que decorre num hotel do Porto, o responsável referiu que o concurso para a segunda PPP da linha de alta velocidade será relançado em 31 de maio, depois da proposta do único concorrente no concurso anterior (consórcio LusoLav) não ter sido aceite."Tivemos um concorrente, o concorrente não cumpriu aquilo que estava previsto no caderno de encargos, estamos a reconverter e vamos lançar um novo concurso, já fizemos o anúncio no jornal da União Europeia, e portanto vamos lançá-lo no final deste mês, 31 de maio, o concurso para a PPP", afirmou.O novo concurso público para a segunda parceria público-privada (PPP) da linha de alta velocidade mantém a estação em Coimbra-B, mas reduz vários encargos da concessão.De acordo com um anúncio de pré-informação publicado em 23 de abril pela IP no suplemento do Jornal Oficial da União Europeia (JOUE), em causa está a alteração territorial do concurso, que anteriormente ia de Oiã (Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro) até Soure (distrito de Coimbra), e agora ficará em Taveiro, no concelho de Coimbra, cerca de 10 quilómetros a norte.Concretamente, o objeto do concurso inclui uma "linha com 60 km de extensão, em via dupla de bitola 1.668 mm [ibérica] para passageiros e velocidade máxima de 300 km/h, com ligações à Linha do Norte em Oiã, Adémia e Taveiro, totalizando 22 km de extensão".O primeiro concurso, lançado em julho de 2024, e que recebeu uma única proposta que foi 'chumbada' pelo júri, apontava para ligações entre a linha de alta velocidade e a Linha do Norte com cerca de 34 quilómetros, incluindo em Soure, cuja ligação foi agora retirada.O novo concurso público, garante também que se mantém o projeto de "adaptação da estação de Coimbra B", incluindo a "reformulação geral do 'layout' e adaptação à alta velocidade" e "novo edifício de passageiros dotado de estacionamento e interface", pondo-se de parte a possibilidade de alteração de localização da estação.Incluem-se ainda a "quadruplicação da Linha do Norte entre Taveiro e a entrada sul da Estação de Coimbra B, instalação de 'feeder' [alimentador] de catenária entre a atual SST [subestação de tração elétrica de] Alfarelos e a zona da Ligação de Taveiro, incluindo a adaptação desta SST, e uma nova SST em Coimbra".Porém, de fora do concurso ficarão a "manutenção da Estação de Coimbra B, da secção da Linha do Norte intervencionada e dos AMV [aparelhos de mudança de via] a instalar nas referidas três ligações à Linha do Norte, uma vez que estes ativos transitam para a IP com a sua receção".A linha de alta velocidade Lisboa-Porto deverá ligar as duas principais cidades do país em cerca de uma hora e 15 minutos, com paragens possíveis em Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria.