Sueca Northvolt declara falência e abala setor das baterias para carros elétricos na Europa
Jonas Ekstramer/EPA

Sueca Northvolt declara falência e abala setor das baterias para carros elétricos na Europa

Empresa tem uma dívida superior a oito mil milhões de dólares. Operações na Alemanha e na América do Norte continuam ativas e podem ser resgatadas por investidores.
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A Northvolt, uma das principais fabricantes europeias de baterias para carros elétricos, apresentou um pedido de falência na Suécia, marcando um dos maiores colapsos empresariais da história do país. A decisão é também um rude golpe na esperança da Europa em reduzir a sua dependência da China neste setor.

A empresa, fundada em 2016, recebeu mais de 10 mil milhões de dólares (cerca de 9,1 mil milhões de euros) em investimentos e contava com grandes acionistas, como a Volkswagen (21%) e o banco Goldman Sachs (19%). No entanto, enfrentou grandes desafios financeiros, entre eles problemas na aceleração da produção, que levou muitos clientes a cancelarem encomendas, aumento dos custos de capital e mudanças na procura por veículos elétricos.

A Northvolt já tinha tentado proteção contra credores nos EUA em novembro de 2024, mas não conseguiu recolher os fundos necessários para reverter a situação. Com uma dívida superior a oito mil milhões de dólares (7,3 mil milhões de euros), a empresa acabou por declarar falência oficialmente num tribunal distrital de Estocolmo.

"Esta foi uma decisão extremamente difícil", declarou Tom Johnstone, presidente interino do Conselho de Administração, em conferência de imprensa, citado pela agência Reuters. "Fizemos todos os esforços para evitar a situação, mas, no final, foi a única alternativa viável."

A falência afeta diretamente 5.000 funcionários, especialmente na principal fábrica da Northvolt em Skellefteå, no norte da Suécia, onde a empresa era vista como um símbolo da transição para a indústria verde. O autarca da cidade, Lorents Burman, alertou que os efeitos negativos não se limitarão à região: "O impacto imediato será sentido em Skellefteå, mas a longo prazo, isso pode afetar a competitividade de toda a Europa."

Reações e impacto no mercado

Embora a Northvolt AB e as suas principais subsidiárias suecas tenham entrado com o pedido de falência, as operações na Alemanha e na América do Norte continuam ativas e podem ser resgatadas por investidores. O ministro da Economia alemão, Robert Habeck, afirmou que há negociações em andamento para salvar a unidade alemã: "Ainda há esperança de que um investidor possa garantir o futuro da fábrica na Alemanha."

A subsidiária da Polónia também não foi incluída no pedido de falência.

O colapso da Northvolt gerou preocupações em toda a indústria automóvel europeia. A Porsche já começou a procurar novos fornecedores, enquanto a Volkswagen declarou que segue em contacto com a empresa, mas evitou comentar o futuro da parceria.

Com o processo de falência em curso, resta saber se algumas partes do projeto da Northvolt conseguirão sobreviver noutros países ou se este será o fim definitivo do projeto que prometia transformar a Europa numa potência na produção de baterias.

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