Equipa da startup portuguesa Connected, Tiago Rebelo, Raquel Magalhães, André Guerra e Hélder Oliveira
Equipa da startup portuguesa Connected, Tiago Rebelo, Raquel Magalhães, André Guerra e Hélder Oliveira

Startup portuguesa anuncia parceria para demonstrar tecnologia mioty a partir do espaço

Trata-se de "um passo importante na promoção de comunicações IoT ["Internet das Coisas"] mais resilientes e standard em regiões remotas e off-grid a nível global", destaca a startup portuguesa.
Publicado a
Atualizado a

Com o objetivo de "integrar e validar, pela primeira vez no espaço, a tecnologia mioty, ampliando possibilidades de conectividade IoT [Internet of Things / "Internet das Coisas"] escalável e energeticamente eficiente a partir da órbita terrestre baixa", a startup portuguesa Connected anunciou esta terça-feira uma parceria estratégica com o Fraunhofer Institute for Integrated Circuits IIS e a mioty alliance. Uma colaboração que faz parte da sua missão de Demonstração em Órbita (IOD) prevista para o quarto trimestre de 2025.

"O projeto utilizará o sistema de comunicações proprietário da Connected, e contará com apoio técnico do Fraunhofer IIS, para realizar uma demonstração a partir de órbita do mioty, um protocolo LPWAN de última geração baseado em software", explica a startup portuguesa, em comunicado.

A tecnologia mioty é um protocolo de rede de área alargada de baixa potência (LPWAN, na sigla em inglês) baseado em software que foi desenvolvido para ultrapassar as limitações atuais e futuras da conectividade sem fios. "Com a melhor fiabilidade e escalabilidade da sua classe, o mioty foi concebido para implementações maciças de IoT industriais e comerciais", segundo a mioty alliance.

Refira-se que o "sistema de comunicações rádio proprietário, autónoma e escalável da Connected foi concebido para permitir a implementação acessível e rápida de serviços IoT baseados em satélite".

Depois da realização, com sucesso, dos primeiros testes laboratoriais, no final do ano passado, a startup portuguesa - fundada em 2023 por André Guerra, Hélder Oliveira, Raquel Magalhães e Tiago Rebelo -, "está agora a acelerar o desenvolvimento do seu ecossistema IoT espacial, para suportar uma vasta gama de aplicações - da agricultura à monitorização de infraestruturas e resposta a emergências".

De acordo com a startup portuguesa, a missão é "um passo importante na promoção de comunicações IoT mais resilientes e standard em regiões remotas e off-grid a nível global". Um projeto que ganha maior relevância após o apagão que afetou Portugal e Espanha no passado dia 28 de abril. Um corte de abastecimento de energia elétrica que afetou várias áreas da vida quotidiana, desde as comunicações à mobilidade.

Equipa da startup portuguesa Connected, Tiago Rebelo, Raquel Magalhães, André Guerra e Hélder Oliveira
Apagão provocou quebra de 15% na atividade económica no dia 28 de abril

"Capítulo importante na demonstração de serviços de conectividade mais resilientes e sustentáveis à escala global"

Tiago Rebelo, cofundador e CEO da startup portuguesa Connected

Com esta parceria, "a Connected torna-se assim o primeiro operador de satélites a juntar-se à mioty alliance, reforçando a sua ambição de disponibilizar serviços IoT acessíveis e standard em todo o mundo, alargando as capacidades das redes terrestres de comunicações, a partir do espaço", indica a startup.

“Na Connected, estamos comprometidos com a democratização do acesso à conectividade IoT espacial através do nosso sistema de comunicações proprietário, integrado em satélites de terceiros.”, realçou Tiago Rebelo, cofundador e CEO da startup portuguesa. “Incluir a tecnologia mioty na nossa Demonstração em Órbita reforça a nossa visão de fornecer soluções flexíveis e escaláveis para conectar dispositivos IoT em qualquer lugar. Esta colaboração com o Fraunhofer IIS e a mioty alliance marca um capítulo importante na demonstração de serviços de conectividade mais resilientes e sustentáveis à escala global", sublinhou o responsável, na nota divulgada.

A Connected explica que o protocolo mioty, desenvolvido pelo Fraunhofer IIS, usa a "tecnologia Telegram Splitting Multiple Access (TSMA), que divide as mensagens em pequenos subpacotes ao nível do sensor, permitindo ao receptor reconstruir a informação original mesmo que apenas 50% das emissões de rádio sejam recebidas". "Isto aumenta significativamente a resistência a interferências e minimiza a perda de pacotes, tornando-o ideal para ambientes adversos ou remotos - incluindo o Espaço", segundo a startup.

Para Maximilian Roth, presidente do Comité de Marketing e Desenvolvimento de Negócio da mioty alliance, "a robustez e eficiência do mioty respondem diretamente aos desafios de conectividade de hoje e do futuro.”

“Levar a tecnologia mioty ao espaço com a demonstração em órbita da Connected é um marco empolgante para a nossa aliança. Demonstra a escalabilidade e resiliência do protocolo, permitindo a sua utilização tanto em redes terrestres como não-terrestres. Esta colaboração marca o início de uma nova era em que soluções baseadas em mioty permitirão implementações IoT globais, desbloqueando novas oportunidades para indústrias e comunidades em todo o mundo,” destaca Maximilian Roth

Florian Leschka, Diretor Adjunto do Departamento de Sistemas RF e SatCom do Fraunhofer IIS, afirma que a tecnologia mioty "estabelece novos padrões nas comunicações sem fios, oferecendo escalabilidade incomparável, segurança de transmissão e eficiência energética”.

“Com uma única estação base, podem ser transmitidas de forma fiável até 3,5 milhões de mensagens por dia, garantindo cobertura de longo alcance e uma duração de bateria dos dispositivos em terra de até 20 anos”, detalha Florian Leschka.

Explica ainda a Connected que a procura por conectividade IoT via satélite "está a crescer rapidamente, com previsões que apontam para mais de 21 milhões de dispositivos IoT a requererem cobertura por satélite até 2026". No entanto, "cerca de 80% da superfície da Terra continua fora do alcance das redes móveis terrestres, deixando mais de 450 milhões de pessoas desconectadas e limitando o pleno potencial da transformação digital".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt