Direitos Reservados
Direitos ReservadosA MO conta com mais de 120 lojas em Portugal

Sonae encaixa 20 milhões de euros com a venda das marcas de moda MO e Zippy

O negócio, que deverá estar concluído até ao final de junho, é mais uma operação de MBO no grupo liderada por Francisco Pimentel, atual CEO da MO, apoiado pelo Fundo Mercúrio, da Oxy Capital
Publicado a
Atualizado a

A Sonae anunciou, nesta segunda-feira, que acordou a venda dos seus negócios de moda MO e Zippy a um consórcio composto pelo atual CEO da MO, Francisco Pimentel, e pelo Fundo Mercúrio, da Oxy Capital. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo liderado por Cláudia Azevedo assume que a operação, que deverá estar concluída até ao final de junho, lhe permitirá um encaixe de 20 milhões de euros.

"O acordo de venda constitui um MBO (Management Buy Out), ou seja, uma aquisição pela atual equipa de gestão, demonstrando a sua aposta e compromisso com o negócio", pode ler-se no comunicado, que acrescenta que, para a Sonae, está operação se enquadra "na estratégia de gestão ativa do portefólio, procurando encontrar as melhores oportunidades de desenvolvimento para os seus negócios".

A Sonae é, já desde os tempos de Belmiro de Azevedo, dos grupos que mais operações de MBO promoveu, dando oportunidades aos gestores de se tornarem líderes de alguns dos maiores grupo nacionais, como a BA Vidros, Enabler, Ibersol, Indasa, Orbitur ou Selfrio, entre outros.

Isso mesmo destaca, citado no comunicado ao mercado, o CFO da Sonae, dizendo que estas operações "revelam a cultura empreendedora dos nossos gestores e a nossa capacidade de projetar empresas para além do perímetro do grupo". João Dolores acrescenta: "Estamos num negócio enquanto formos o seu melhor acionista. Quando surgem oportunidades melhores para as empresas e para as suas pessoas, que estejam enquadradas com os nossos valores, como neste caso, procuramos concretizá-las. Quero agradecer a todas as pessoas das equipas MO e Zippy pelo seu profundo empenho e compromisso ao longo dos anos, e deixar a todos votos de muito sucesso.”

Já o CEO da MO, Francisco Pimentel, que vai ser apoiado neste negócio pela Oxy Capital, através do Fundo Mercúrio, fala em entusiasmo e orgulho nesta nova etapa e sublinha: "Acreditamos que este passo de maior autonomia é o mais adequado e será especialmente propício ao desenvolvimento e sucesso sustentado destes negócios.”

A MO, fundada em 1995, conta com mais de 120 lojas de moda em Portugal, e com "uma área de negócio dedicada à gestão da categoria têxtil em retalhistas internacionais de referência". Já a Zippy surgiu em 2004 e assume-se como "especialista no universo infantil", com presença em mais de 40 países através de uma estratégia multicanal, que inclui lojas próprias e franchising.

A conclusão da operação dependente ainda de aprovação pela Autoridade da Concorrência, entre outros trâmites.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt