Prada compra Versace por 1,25 mil milhões de euros
Carlos Manuel Martins/Global Imagens

Prada compra Versace por 1,25 mil milhões de euros

Prada garante que Versace vai manter o seu "ADN criativo e autenticidade cultural". Confirmam-se os rumores noticiados em janeiro.
Publicado a
Atualizado a

O grupo de moda italiano Prada chegou a acordo para comprar a marca de luxo Versace, propriedade da americana Capri Holdings, por 1,38 mil milhões de dólares (1,25 mil milhões de euros), confirmando os rumores noticiados em janeiro.

A Prada explicou, em comunicado, que “a marca constitui uma adição fortemente complementar ao portefólio do Grupo Prada” e que, ainda que integrado no mesmo, a Versace vai manter o seu "ADN criativo e autenticidade cultural".

“Estamos muito satisfeitos por receber a Versace no Grupo Prada e por construir um novo capítulo para uma marca com a qual partilhamos um forte compromisso com a criatividade, o artesanato e o património. O nosso objetivo é dar continuidade ao legado da Versace, celebrando e reinterpretando a sua estética arrojada e intemporal”, afirmou Patrizio Bertelli, presidente e diretor executivo do grupo.

Esta é a segunda vez em menos de uma década que a Prada olha para a Versace, já que em 2018, quando a Versace foi adquirida pela Capri Holdings com a saída do fundo Blackstone, a Prada considerou o dossiê, embora tenha acabado por não avançar.

A Prada não era a única empresa na corrida, já que outros grupos de moda também teriam entrado no mercado, especialmente fundos privados de investimento. Há cerca de um ano, a mesma operação foi considerada pela Exor, detida pela família Agnelli-Elkann, e pelo grupo Kering.

A Versace era propriedade da Capri Holdings desde 2018, quando a multinacional comprou a empresa por mais de 1,8 mil milhões de euros à família Versace e à Blackstone.

Em outubro de 2024, um tribunal federal norte-americano bloqueou a fusão de 8,5 mil milhões de dólares (8,248 mil milhões de euros) entre a Tapestry, proprietária de marcas como a Coach e a Kate Spade, e a Capri Holdings, dona da Versace, Jimmy Choo e Michael Kors, que posteriormente se retirou do negócio.

No mês passado, Donatella Versace foi substituída como diretora criativa da casa de moda de luxo italiana fundada pelo irmão, Gianni Versace, assumindo o papel de principal embaixadora da marca.

Prada compra Versace por 1,25 mil milhões de euros
Donatella Versace deixa de ser diretora criativa da casa de moda de luxo de Milão

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt