Portugueses a pagar mais por seis ovos. Preço da meia dúzia aumenta quase 28% desde janeiro
A meia dúzia de ovos ficou mais cara quase 28% desde janeiro, atingindo os 2,06 euros no final de junho, segundo dados da Deco enviados à Lusa.
O preço da meia dúzia de ovos subiu quase 28% desde janeiro. Segundo dados da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) enviados à Lusa, no dia 01 de janeiro os portugueses pagavam 1,61 euros por seis ovos, já em 25 de junho registou-se o valor de 2,06 euros.
O maior aumento verificou-se no primeiro trimestre, com o preço a agravar-se 27,3% desde janeiro e até 26 de março. Só neste período, a meia dúzia de ovos encareceu 44 cêntimos.
A subida do preço dos ovos começou a sentir-se nos EUA, devido a escassez deste alimento, potenciada, desde logo pela gripe das aves, que originou o abate de milhões de galinhas.
No início de março, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o seu antecessor, Joe Biden, de deixar o país numa "catástrofe económica e um pesadelo de inflação", incluindo com falta de ovos em muitos supermercados ou com preços muito elevados.