Protótipos de um camião e um avião elétricos num teste que decorreu na Suíça. 24 de junho de 2025.
Protótipos de um camião e um avião elétricos num teste que decorreu na Suíça. 24 de junho de 2025.EPA/TIL BUERGY

Portagens gratuitas para pesados elétricos e a hidrogénio até 2031 em toda a Europa

"Temos de criar as condições certas para apoiar as empresas europeias e recompensar as pioneiras na transição para uma economia de baixo carbono", diz o comissário europeu Apostolos Tzitzikostas.
Publicado a
Atualizado a

Os camiões e autocarros classificados de "emissões zero", a esmagadora maioria elétricos e havendo já alguns movidos a hidrogénio, vão ter isenção no pagamento de portagens nas estradas da União Europeia (UE) por mais seis anos, até meados de 2031, propõe a Comissão Europeia (CE).

De acordo com Apostolos Tzitzikostas, o comissário para o Transporte Sustentável e o Turismo, o regime de isenção de portagens terminaria no final deste ano, a 31 de dezembro, mas foi estendido para dar um incentivo maior às empresas transportadoras no investimento em novas motorizações "não poluentes".

Segundo a CE, é preciso isentar por mais alguns anos "os veículos pesados com emissões zero das portagens rodoviárias" e de outras taxas de utilização que possam existir.

Para o comissário, esta isenção de 31 de dezembro de 2025 para 30 de junho de 2031, "proporciona um incentivo significativo para as empresas investirem em veículos pesados com emissões zero".

Bruxelas argumenta que "o custo inicial destes veículos é atualmente superior ao dos seus homólogos convencionais, tornando-os menos atrativos para os compradores". E que esta continua a ser uma das principais barreiras à sua implantação mais alargada".

"Ao isentar as portagens e as taxas de utilização, a União Europeia (UE) pretende tornar os camiões e autocarros com emissões zero uma opção mais viável para as empresas".

"Temos de criar as condições certas para apoiar as empresas europeias e recompensar as pioneiras na transição para uma economia de baixo carbono", afirmou Tzitzikostas.

"O período de isenção proposto será sincronizado com as normas de desempenho em matéria de emissões de CO2 [dióxido de carbono] da UE para veículos pesados novos, que visam uma redução de 43% das emissões até 2030".

Meio milhão de pesados com emissões zero daqui a cinco anos

A CE estima que, "até 2030, a frota de veículos pesados com nível de emissões nulo se situe entre 410.000 e 600.000 veículos" em circulação na Europa.

Cerca de 90% desses veículos serão movidos a eletricidade (baterias de lítio). Os restantes serão motorizações baseadas numa nova tecnologia de combustão com recurso a hidrogénio, embora esta ainda esteja numa fase muito inicial de desenvolvimento, diz a CE.

"As tecnologias pertinentes do sistema de tração amadureceram a velocidades diferentes".

Para já, os construtores de veículos "veem claramente a prioridade de seu investimento em transmissões elétricas a bateria".

"No final de 2024, já estavam disponíveis mais de 100 modelos elétricos a bateria na produção em série ou em pequenas séries", uma tecnologia "adequada para todos os casos de utilização e em todos os segmentos de veículos, incluindo camiões com mais de 7,5 toneladas", isto é, os maiores.

No entanto, o hidrogénio está a fazer já o seu caminho. Segundo a Comissão, "foram disponibilizados 20 modelos de pesados baseados em células de combustível de hidrogénio com produção em pequenas séries, sendo que os primeiros modelos a hidrogénio entram no mercado em 2025".

Protótipos de um camião e um avião elétricos num teste que decorreu na Suíça. 24 de junho de 2025.
Ministério do Ambiente anuncia pagamento de 80% das candidaturas a veículos de emissões nulas de 2024

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt