O CEO do BCP, uma bananicultora e um vendedor de bolas de Berlim. CTP quer desmistificar perceção que o país tem do turismo
Um vendedor de bolas de berlim do Algarve, uma bananicultora da Madeira e CEO do BCP, Miguel Maya, são apenas três dos rostos que dão voz à campanha de sensibilização para o turismo lançada pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP) com o apoio do Turismo de Portugal (TdP).
Sensibilizar o país para a importância do setor na economia nacional através dos testemunhos de profissionais de vários quadrantes de atividade e regiões é o objetivo da iniciativa Eu Conto com o Turismo, apresentada esta sexta-feira, 10, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
“O turismo continua a ser o motor da economia. No ano passado, foi responsável por mais de metade do crescimento do PIB nacional. Quase que não deveria ser necessário fazer uma campanha destas”, começou por explicar o presidente da CTP.
Francisco Calheiros defende que “é importante desmistificar a ideia de que existe excesso de turismo no país”. “Não há turismo a mais, há, sim, economia a menos e a necessidade de uma gestão mais eficaz do território”, aponta.
Esta campanha, que decorre até 13 de março e que será partilhada nas plataformas digitais e nos canais institucionais da CTP, conta com um microsite próprio e será divulgada em meios de comunicação, com o propósito de aproximar a perceção do público à importância desta atividade, mostrando de que forma este setor contribui para o desenvolvimento económico e social do país.
“Não é apenas um somatório de atividades de lazer realizadas por pessoas num destino determinado num contexto de lazer ou de negócios. De uma forma integrada e transversal, o turismo é responsável pela criação de emprego e riqueza, pela redução das assimetrias regionais, pela proteção do ambiente natural e cultural, pelo progresso das comunidades locais e, talvez como nenhuma outra atividade, pelo efeito multiplicador na economia portuguesa”, destaca ainda o líder da CTP.
Numa mensagem em vídeo, o Presidente da República relembrou que o turismo “é uma exportação fundamental para o país”. “Precisamos de exportar mais do que importar. O turismo é uma exportação e as pessoas não percebem isso porque é uma atividade que se passa cá dentro”, alertou Marcelo Rebelo de Sousa. O chefe de Estado português disse ainda que a iniciativa é “importante” por existir, no país, “a ideia de que o turismo é uma atividade económica que acaba por bloquear as outras”.
Marcelo Rebelo de Sousa reconheceu que Portugal conta com um “turismo de elevada qualidade, competitivo e ligado a outras exportações” e frisou que o setor não só é “uma fonte de rendimento do país”, mas também “uma inspiração” para as restantes franjas da economia portuguesa.
Já o secretário de Estado do Turismo vincou que a campanha é “mais do que um statement ou uma comunicação”. “O país tem de perceber que pode contar com o turismo, com um turismo mais justo, moderno e contemporâneo e também mais competitivo e atrativo”, referiu Pedro Machado.
Por fim, o presidente do Turismo de Portugal reiterou que a ação conjunta visa “mostrar como o turismo é bom para as pessoas” através de relatos de profissionais que “veem no turismo uma forma de construir as suas vidas”. “Existe um desalinhamento na perceção relativamente ao valor que o turismo entrega à economia e às pessoas. O sucesso do turismo não é medido pelo número de turistas e de dormidas, mas por esta capacidade que o setor tem de entregar valor”, rematou Carlos Abade.