MB Way já chegou a Espanha e Itália
O anúncio foi, inicialmente, feito durante a WebSummit 2024, e confirmado por Madalena Cascais Tomé, presidente da SIBS, no mês passado: o MB Way estava pronto para conquistar o resto da Europa, começando o processo de internacionalização por Espanha e Itália, com quem fez acordos há vários meses. Ontem, a SIBS confirmou que a ligação da ferramenta de transferências imediatas, através de números de telegone, está operacional. Isto significa que os utilizadores MB Way podem enviar e receber dinheiro forma instantânea para números de telemóvel que estejam ligados aos sistemas espanhol Bizum e italiano Bancomat.
Com esta operacionalização, os utilizadores do MB WAY podem transferir dinheiro entre países de forma fácil e imediata, com a mesma rapidez e experiência de utilização que já conhecem: basta selecionar o contacto na lista e o dinheiro ficará disponível de imediato na conta de destino. Para já, só utilizadores destes dois sistemas é que conseguem usar o MB Way da mesma forma que se faz em Portugal, onde o serviço está totalmente operacional para todas as instituições. Nos países onde a ferramenta acaba de entrar, a integração de instituições e respetivos utilizadores será gradual, tal como também já tinha sido avançado por Madalena Cascais Tomé em fevereiro. A total integração deverá estar garantida até ao final de junho.
Contas feitas e a parceria da SIBS com o Bizum e o Bancomat liga 45 milhões de utilizadores dos três países e 180 instituições financeiras e é mais um passo na afirmação da SIBS como um ator muito relevante entre as fintech europeias.
“O lançamento do EuroPA (Aliança Europeia de Pagamentos) e da interoperabilidade MB WAY marca um passo decisivo rumo a uma Europa mais conectada e unificada, com pagamentos digitais inovadores desenvolvidos sobre infraestruturas e standards europeus”, afirmou ontem a presidente da SIBS em comunicado. “A partir de hoje, os utilizadores do MB WAY podem enviar e receber pagamentos instantâneos, convenientes e seguros entre Portugal, Espanha e Itália”, lê-se no mesmo documento.
“Na SIBS, com o MB WAY, estamos empenhados em liderar o desenvolvimento de um ecossistema de pagamentos pan-europeu robusto, resiliente e totalmente interoperável — construído sobre infraestrutura e inovação europeias. Estamos a expandir ativamente a Aliança e a convidar outras soluções europeias a juntarem-se a nós na construção de um futuro verdadeiramente soberano, resiliente e interoperável para os pagamentos na Europa”, acrescentou ainda Madalena Cascais Tomé.