Marriott e Hilton com lucros recorde à boleia dos novos hotéis
As cadeias hoteleiras norte-americanas Marriott e Hilton registaram lucros recorde no primeiro trimestre deste ano, depois de um forte investimento na expansão das suas marcas de hotéis.
A Marriott somou um lucro de 665 milhões de dólares (perto de 596 milhões de euros) nos três primeiros meses de 2025, um aumento de 18% face ao mesmo período do ano passado. A Hilton contabilizou um resultado líquido de 300 milhões de dólares, uma subida homóloga de 12%.
Esta performance é alavancada no atual boom turístico, mas também no crescimento do número de hotéis em operação.
A Marriott abriu 602 novas unidades hoteleiras nos últimos doze meses, totalizando atualmente uma rede de 9463 hotéis em operação. No segmento premium, a cadeia colocou mais 297 novos hotéis, com a marca Sonder a contribuir com 158 estabelecimentos. No económico, apostou na inauguração de 39 novos espaços sob a insígnia Four Points Flex by Sheraton.
A Hilton inaugurou 976 hotéis neste último, somando 8602 unidades. A terceira maior cadeia do mundo focou-se na expansão das marcas económicas, como a Home2 Suites e a Spark, que abriram 115 e 111 novos hotéis, respetivamente. A rede incorporou também 449 hotéis ao seu programa de fidelidade, Hilton Honors.
A dívida líquida da Marriott apresentou um crescimento de 18% nos últimos doze meses. Já a Hilton viu o endividamento crescer 5,7%.