Bernd Lange, presidente da Comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu.
Bernd Lange, presidente da Comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu.Foto: Marc DOSSMANN / União Europeia / Parlamento Europeu

Líder da Comissão de Comércio do PE teme pelo preço final do acordo com Trump

Relator do Parlamento Europeu para as relações UE-EUA desde 2014 diz que acordo anunciado vem ferido com uma "evidente assimetria".
Publicado a
Atualizado a

O princípio de acordo comercial anunciado no domingo entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos da América (EUA) levanta muitas dúvidas ao presidente da Comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu (PE): "Qual o preço que os europeus vão pagar por este acordo", questiona Bernd Lange, que é deputado do grupo dos socialistas e democratas (S&D) do PE.

De acordo com o responsável de origem alemã, "os defensores do acordo UE-EUA dirão que o pior foi evitado, que o acordo cria estabilidade para a maior relação comercial do mundo, que o acordo garante a competitividade da UE em relação a outros parceiros e que proporciona a cooperação entre a UE e os EUA para além do comércio". "Espero sinceramente que tenham razão", atira Lange.

Na verdade, o relator permanente para as relações comerciais UE-EUA desde 2014 diz que o acordo anunciado por Ursula von der Leyen e Donald Trump, na Escócia, vem com "uma evidente assimetria".

"Muitas questões continuam por responder pelo que assegurarei que, independentemente do que se pense sobre ele, o Parlamento obtenha respostas a todas as questões pendentes", refere o deputado.

"Quero garantir que nada no nosso direito de regulamentar, desde os serviços digitais à fixação dos preços do carbono, foi comprometido em troca deste acordo" e "pretendo também assegurar que, se este acordo se transformar em compromissos vinculativos, o Parlamento Europeu e o Conselho terão a última palavra sobre o assunto", refere Lange, que é do maior grupo político do PE de oposição à presidente da CE, Ursula von der Leyen (da CDU, a coligação democrata-cristã alemã, principal força do Partido Popular Europeu, que tem a maioria).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt