A IP procura empresas para executar os trabalhos, que terão a duração prevista de dois anos.
A IP procura empresas para executar os trabalhos, que terão a duração prevista de dois anos.Adelino Meireles/Global Imagens

Linha de Leixões reativada, mas obras alteram serviço

A partir do 3.º trimestre de 2025, o troço vai ter obras para acomodar mais comboios de mercadorias. Implica cancelar oferta aos fins de semana.
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Espera-se que a partir de dezembro os passageiros voltem à Linha de Leixões, com comboios entre Porto-Campanhã e Leça do Balio. Mas o regresso do serviço ferroviário terá de sofrer alterações mais perto do final do próximo ano, por conta do arranque das obras de modernização da linha para acomodar mais comboios de mercadorias. No limite, a circulação de comboios será suspensa aos fins de semana.

“As obras decorrerão maioritariamente em períodos sem circulação, com implementação de afrouxamento de velocidades. Pontualmente, e por períodos muito limitados (no máximo, durante fins de semana), haverá a necessidade de suspender a circulação de comboios na Linha de Leixões”, adianta ao DN/Dinheiro Vivo fonte oficial da Infraestruturas de Portugal (IP).

Os trabalhos também vão implicar a existência de “limitações de velocidade” no acesso da Estação de Contumil à Linha de Leixões, na Estação de São Mamede de Infesta e nas zonas de receção e expedição de comboios do Terminal de Leixões.

A linha vai beneficiar de obras de 32 milhões de euros para poder receber comboios de mercadorias até 750 metros de comprimentos. A empreitada contempla, por exemplo, o fim de três passagens de nível rodoviárias, uma pedonal e uma passagem de nível, além do aumento do comprimento de linhas de resguardo nas estações de Contumil e de São Mamede de Infesta.
A IP procura empresas para executar os trabalhos, que vão arrancar no 3.º trimestre do próximo ano e que terão a duração prevista de dois anos.

Apesar disso, a empresa que gere a rede ferroviária mantém o compromisso de criar todas as condições para o regresso dos passageiros à Linha de Leixões.

A cargo da IP está a construção de plataformas provisórias nos novos apeadeiros do Hospital de São João e Arroteia e há trabalhos a decorrer nas estações de São Gemil e de Contumil.

A Câmara de Matosinhos está a tratar dos acessos às novas e atuais estações ferroviárias. Espera-se que os trabalhos fiquem prontos para, a partir de dezembro deste ano, a CP pôr em marcha, pelo menos, um comboio suburbano por hora e por sentido entre Porto-Campanhã e Leça do Balio.

Com 34 ligações por dia de 20 minutos cada, será possível servir 1,6 milhões de passageiros por ano, segundo contas da CP apresentadas em agosto do ano passado. Para contabilizar os passageiros, será necessário instalar 10 validadores.

A proposta da CP pretende começar a atrair procura e aproveitar ao máximo a via única da Linha de Leixões -- que atualmente serve comboios de mercadorias de e para o porto local e o comboio operário até Guifões.

geral@dinheirovivo.pt

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