"Estar no interior não é uma fatalidade, é uma possibilidade"
Está a ser uma manhã de reflexão que conta com casa cheia no Caramulo Experience Center. Entercortado pelos laivos de ruídos vindos das oficinas onde carros clássicos são recuperados por mecânicos experientes, o debate sobre a valorização do interior acolheu o interesse de uma comunidade que tenta enfrentar os desafios da baixa densidade da região.
Na abertura do evento, a cargo de Salvador Patrício Gouveia, presidente do Museu do Caramulo, form destacadas as vantagens de o Caramulo ser um lugar onde, com vistas e acessos privilegiados, é possível fazer crescer a zona, numa altura em que “as pessoas estão cada vez mais à procura de sair das grandes cidades”, entendendo “o valor de viver em sítios de menor densidade populacional”.
Já a presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Borges, salientou que “estar no interior não é uma fatalidade, mas uma oportunidade. Aquilo que nos une aos empresários, às instituições como o Museu do Caramulo, é o facto de termos essa premissa sempre presente no nosso caminho. Temos de olhar para o nosso território e perceber em que medida podemos ser diferenciadores”, sublinhou a autarca.
Carla Borges defende a criação de infraestruturas que permitam às empresas crescer na região, como a criação de “corredores digitais, o fornecimento de energia, a criação de condições para que haja recursos humanos instalados no nosso território mas, acima de tudo, apostar na área social e da formação. Nos ultimos três anos o município tem trabalhado em plataformas de colaboração com entidades privadas. Acreditamos que quem está à frente de organismos públicos tem de dar espaço a que a iniciativa privada cresça e seja forte. Que possam fazer aquilo que fazem melhor. A nossa função é criar condições para que isso aconteça, quer seja no dominio empresarial, quer no domínio cultural.
“E a nossa função é de retaguarda às famílias e às empresas. Temos de olhar para o nosso território e ver como podemos alavancar as vantagens que temos”, atirou em jeito de conclusão.
Esta manhã a valorização do interior está em debate numa conferência que resulta de uma organização conjunta entre o Museu do Caramulo e a AIRV – Associação Empresarial da Região Viseu, e que é subordinada ao tema “Criar Valor no Interior”. O evento conta com o DN/Dinheiro Vivo como media partner.