Eclipse de sábado fará cair produção de energia solar em mais de 20% durante duas horas
O eclipse parcial do Sol, que acontecerá este sábado, a partir das 9h16 da manhã e deverá durar cerca de duas horas, vai provocar uma redução significativa na produção de energia solar, que pode ultrapassar os 20%, refere a empresa Redes Energéticas Nacionais (REN).
Fonte oficial da companhia, diz que a REN e os restantes operadores de redes de transporte do setor elétrico da Europa têm estado "a preparar o Sistema Elétrico Nacional (SEN) para os efeitos do eclipse solar parcial que irá ocorrer amanhã [sábado], 29 de março".
O fenómeno será visível no território de Portugal continental "entre as 9h30 e as 11h30 e provocará uma perda de geração estimada de 560 MW [megawatts], o que representa cerca de 8,5% do consumo e de 23% da produção do Sistema Elétrico Nacional previsto para este horário", diz a REN.
"Durante o eclipse, estima-se uma perda de 10 MW por minuto e uma recuperação à taxa de 22 MW por minuto, o que causará desafios operacionais relacionados com o equilíbrio entre geração e o consumo no SEN e com controlo do desvio na interligação com Espanha", refere a mesma empresa.
Assim, "para mitigar os impactes da perda de geração associada a este eclipse" naquela janela temporal de cerca de duas horas "será necessário alocar reservas adicionais com geração hídrica e/ou térmica".
A REN explica que este impacto negativo do eclipse na produção de eletricidade a partir do sol foi estimado tendo em conta apenas "a produção solar centralizada e a registada/medida pela REN".
Além desta produção medida e centralizada na REN, existe, como se sabe, a produção de energia solar feita por particulares, isto é, a de "algumas Unidades de Produção para Autoconsumo".
A REN refere que o efeito que isto terá no aumento do consumo "está também a ser estimado e devidamente previsto nas previsões de consumo para esse dia, de modo a reduzir e mitigar, em tempo real, os efeitos inesperados".