Cimpor vai investir até 1,4 mil milhões de euros em Portugal nos próximos cinco anos
A Cimpor vai investir 1,4 mil milhões de euros em Portugal nos próximos cinco anos, sobretudo na descarbonização das suas fábricas, revelou hoje o CEO da empresa, Cevat Mert. Desse valor global, cerca de 360 milhões serão investidos até meados de 2026, completou.
Em conversa com a imprensa hoje em Lisboa, o gestor turco – que assumiu o cargo em junho deste ano – salientou que o grupo TCC (que detém a 100% a Cimpor) está a investir fortemente em equipamento e alterações nos seus processos produtivos, com vista a reduzir a sua pegada de carbono, tendo alinhados novos projetos em Bristol (Reino Unido), mas também em França e nos Estados Unidos. O objetivo do grupo é ser neutro em carbono até 2050.
Quanto a Portugal, o investimento ser na transformação das atuais fábricas, entre as quais Alhandra e Souselas.
“Faz sentido economicamente investir aqui. No próximo ano (e até meados de 2026) vamos investir 360 milhões em Portugal. E até ao final de 2030, a escala do nosso investimento vai chegar aos 1,4 mil milhões”, declarou Cevat Mert.
“O nosso desafio número um neste momento é o CO2. [O investimento] será em nova tecnologia e sustentabilidade, na descarbonização das atuais fábricas”, acrescentou o gestor, sublinhando que, no final do processo, as atuais instalações produzirão “ligeiramente mais, mas gerando muito menos carbono”.
A redução de emissões é um dos maiores desafios da indústria cimenteira que, de acordo com os compromissos atuais, terá de ser neutra em termos de carbono até 2050.