Cimpor vai investir até 1,4 mil milhões de euros em Portugal nos próximos cinco anos

Cimpor vai investir até 1,4 mil milhões de euros em Portugal nos próximos cinco anos

O CEO da cimenteira portuguesa, o turco Cevat Mert, revelou que o investimento será em equipamento com vista a descarbonizar as fábricas em território nacional.
Publicado a
Atualizado a

A Cimpor vai investir 1,4 mil milhões de euros em Portugal nos próximos cinco anos, sobretudo na descarbonização das suas fábricas, revelou hoje o CEO da empresa, Cevat Mert. Desse valor global, cerca de 360 milhões serão investidos até meados de 2026, completou.

Em conversa com a imprensa hoje em Lisboa, o gestor turco – que assumiu o cargo em junho deste ano – salientou que o grupo TCC (que detém a 100% a Cimpor) está a investir fortemente em equipamento e alterações nos seus processos produtivos, com vista a reduzir a sua pegada de carbono, tendo alinhados novos projetos em Bristol (Reino Unido), mas também em França e nos Estados Unidos. O objetivo do grupo é ser neutro em carbono até 2050.

Quanto a Portugal, o investimento ser na transformação das atuais fábricas, entre as quais Alhandra e Souselas.

“Faz sentido economicamente investir aqui. No próximo ano (e até meados de 2026) vamos investir 360 milhões em Portugal. E até ao final de 2030, a escala do nosso investimento vai chegar aos 1,4 mil milhões”, declarou Cevat Mert.

“O nosso desafio número um neste momento é o CO2. [O investimento] será em nova tecnologia e sustentabilidade, na descarbonização das atuais fábricas”, acrescentou o gestor, sublinhando que, no final do processo, as atuais instalações produzirão “ligeiramente mais, mas gerando muito menos carbono”.

A redução de emissões é um dos maiores desafios da indústria cimenteira que, de acordo com os compromissos atuais, terá de ser neutra em termos de carbono até 2050.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt