CEO da Galp apresenta demissão por “motivos familiares”
O presidente executivo (CEO) e vice-presidente do Conselho de Administração da Galp apresentou esta terça-feira a demissão, justificada com “motivos familiares”, de acordo com um comunicado enviado à CMVM.
“A Galp informa que Filipe Silva comunicou ao presidente a renúncia ao cargo de Presidente Executivo e Vice-Presidente do Conselho de Administração, por motivos familiares”, indica a nota, que cita ainda a Presidente do Conselho de Administração da empresa, Paula Amorim: “Gostaria de realçar o contributo que o Filipe deu à empresa ao longo dos últimos 12 anos, período em que a sua dedicação foi importante para o crescimento da Galp. A Comissão Executiva da Galp continua a ser assegurada por uma equipa altamente qualificada, que garantirá a execução e implementação da estratégia da empresa.”
A demissão tem efeitos imediatos, sendo que a próxima liderança executiva será anunciada nos próximos dias.
A demissão do gestor acontece depois de o ECO ter noticiado que Filipe Silva estava a ser investigado pela comissão de ética da Galp por eventual conflito de interesse, após uma denúncia anónima sobre uma relação pessoal com uma diretora de topo.
Filipe Silva foi nomeado presidente executivo da Galp em janeiro de 2023, substituindo Andy Brown. Antes, tinha sido responsável pelo pelouro financeiro da petrolífera durante mais de 10 anos.
O atual mandato terminaria no final de 2026.