BYD supera Tesla em vendas, na Europa, pela primeira vez na história
Os dados revelados pela consultora automóvel JATO Dynamics mostram uma viragem histórica na dinãmica da indústria dos elétricos: a construtora BYD, que também já repetidas vezes afirmou querer ser a número um em Portugal, acabou de superar a Tesla, em termos de vendas, na Europa. Foram 7 231 veículos elétricos vendidos no mercado europeu, no mês passado, um valor que compara com as 7 165 unidades vendidas pela Tesla em igual período, no Velho Continente. Para a chinesa BYD, isto representa um crescimento e 169% relativamente a abril de 2024. Já para a empresa de Elon Musk, a queda foi de 49% nas vendas. Consideradas as vendas de modelos híbridos plug-in, o desempenho da BYD foi ainda mais forte: vendeu 12 525 veículos em abril, revelam os dados da JATO Dunamics citados pela imprensa internacional.
Desde o final de 2022 que a BYD tem estado, cada vez mais agressivamente, a apostar no mercado europeu, com carros a valores mais atrativos que os seus concorrentes, e modelos com design mais apelativo para os consumidores desta geografia. Com preços a partir de 20 mil euros, tornou-se particularmente competitiva numa altura em que os elétricos têm estado em alta. No mesmo sentido, a BYD anunciou recentemente que tem planos para produzir em países como a Turquia e a Hungria, o que lhe permitirá escapar às tarifas impostas por Bruxelas a veículos elétricos vindos da China. Com esta estratégia, a BYD garante hoje presença em 30 países na Europa.
E, enquanto a BYD dispara, a Tesla continua a ser penalizada pelos consumidores europeus que, não só consideram que a marca tem estado a falhar nos novos lançamentos e em alguma inovação que seria esperada, como tem sofrido com as polémicas constantes em que o fundador e CEO tem estado envolvido – e que não melhoraram com a sua entrada na administração Trump.
Mas a liderança incontestada do mercado dos elétricos continua a pertencer à alemã Volkswagen, que garantiu vendas de 23 514 carros em abril, um aumento de 61% em termos homólogos: à cabeça, estão os modelos ID.3 e ID.7. A BMW e a Skoda ocupam os outros dois lugares do pódio dos que mais vendem. A BYD, apesar de aparecer apenas em 10.º, foi a quem mais cresceu e os especialistas esperam que avance neste ranking. Já a Tesla, saiu mesmo do TOP 10, escorregando para a 11.ª posição.
Em abril de 2025, os veículos totalmente elétricos e os híbridos plug-in representaram, juntos, 26% de vendas de carros novos, na Eurpa. "Embora os elétricos e híbridos plug-in se tenham sdestacado no mercado europeu em abril, esse crescimento não foi suficiente para compensar as fortes quedas nas vendas de carros com motor a combustão. As vendas de elétricos ainda precisam avançar muito mais para realmente influenciar o mercado automóvel europeu como um todo", afirmou Felipe Munoz, analista global da JATO Dynamics, citado pelo portal UOL.