Brasil quer receber 300 mil turistas portugueses com o apoio da TAP
Há cada vez mais portugueses a escolher o Brasil como destino de férias e a procura dos turistas nacionais pelo país tem vindo a ganhar músculo e a atingir recordes. No ano passado, o Brasil recebeu mais de 200 mil turistas portugueses, o que representa um incremento de 28% face a 2023. A aposta no mercado português é um dos objetivos do maior país da América do Sul que quer atrair 300 mil cidadãos lusitanos já no próximo ano.
“A relação entre o Brasil e Portugal é histórica e muito intensa. É uma relação não só de diplomacia, mas de amizade. Foi no início dos anos 2000 que recebemos o maior número de turistas portugueses no Brasil e estamos perto de atingir novamente esse máximo já este ano. A meta é chegar à fasquia dos 300 mil turistas em 2026”, refere ao DN Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. No passado mês de fevereiro, durante a XIV Cimeira Luso-Brasileira que decorreu em Brasília, a Embratur e o Turismo de Portugal assinaram um plano de ação que visa a promoção turística internacional entre 2025 e 2027.
Marcelo Freixo destaca “o elevado diálogo e abertura” com o governo português e aponta a TAP como peça fundamental no cumprimento dos desígnios traçados. “ A TAP cumpre hoje um dos papéis mais importantes e é a nossa maior aliada. É, atualmente, a companhia aérea internacional que mais voos tem para o país com ligações diretas a 13 cidades. Além de portugueses traz mercados europeus importantes como os franceses ,ingleses e italianos. A TAP é uma porta de entrada e de saída da Europa, é muito estratégica e tem um hub muito importante”, destaca.
O presidente da Embratur elogia a aposta da transportadora aérea no país e diz-se confiante na continuidade da expansão de rotas. “A TAP tem demonstrado abertura para continuar a investir. Estamos em negociações para inaugurar a ligação a João Pessoa, na Paraíba, que acredito que possa ser uma realidade já no próximo ano”, indica.
Marcelo Freixo confessa a sede que o Brasil tem na operação da empresa liderada por Luís Rodrigues e admite que quer que o investimento da TAP “seja cada vez maior” principalmente nas capitais da região Nordeste. “Existe muita abertura do lado da TAP. Estivemos recentemente presentes na Better Tourism Lisbon (BTL) e fizemos várias reuniões entre a TAP e os governos do Nordeste para que os novos voos da companhia possam chegar a essas zonas que ainda não cobertas”, refere.
Embratur abre escritório em Lisboa
De forma a alavancar a estratégia internacional, a Embratur inaugurou em março o primeiro escritório na cidade de Lisboa. O Visit Brasil Office trabalha em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (ApexBrasil).
O novo espaço localizado na capital portuguesa funcionará como base operacional na Europa. “Temos profissionais da Embratur que trabalham lá com o objetivo de dialogar com toda a Europa de forma a promover os diversos destinos brasileiros. Portugal funciona aqui como um elo de promoção do Brasil em toda a região europeia”, sublinha Marcelo Freixo.
Promover o Brasil além do sol e praia
A extensa oferta de destinos no Brasil extrapola a tradicional aposta do segmento sol e praia. Este é também um dos eixos prioritários da agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo que quer dar a conhecer a diversidade do país aos visitantes internacionais impulsionando outras franjas do leque turístico.
“É um dos desafios que temos, levar o turista a olhar além dos típicos destinos de praia. Temos muito para mostrar e acredito que estamos no caminho certo”, assegura o presidente da Embratur. Marcelo Freixo explica que os planos passam por divulgar vários eventos icónicos de forma a atrair turistas ao longo de todo o ano. São exemplo as festas juninas ou o carnaval de Belo Horizonte.
“Há muito ainda para ser mostrado aos portugueses, e não só. Toda a gente ouve falar no carnaval do Rio de Janeiro ou da Bahia e precisam de conhecer também o carnaval de Belo Horizonte e é nesse sentido que iremos atuar”, garante.
*A jornalista viajou para o Brasil a convite da Vila Galé e da TAP