Teixeira dos Santos apontado para a presidência do BIC Portugal

O nome do ex-ministro das Finanças já terá sido apresentado ao Banco de Portugal, que comunicou que não se oporá

Fernando Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças, pode ser o próximo presidente do BIC Portugal, do qual a angolana Isabel dos Santos detém 42,5%. O nome já terá sido apresentado informalmente ao Banco de Portugal, que comunicou que não se oporá.

A notícia é avançada pelo jornal Público esta segunda-feira: a escolha de Teixeira dos Santos para liderar o BIC Portugal no próximo triénio surge depois de o Banco de Portugal ter negado o registo de idoneidade para o exercício daquelas funções a Jaime Pereira, que foi o número dois de Mira Amaral nos últimos anos. O mandato de Mira Amaral terminou no passado mês de dezembro.

De acordo com o Público, as reservas do supervisor estendem-se igualmente a Fernando Teles, que é o atual presidente do BIC Angola e que detém a segunda posição no capital (37%) da instituição portuguesa.

Teixeira dos Santos, que foi ministro das Finanças de José Sócrates, foi apontado pelo atual executivo para integrar a comissão que nos próximos três anos vai escrutinar a execução da carta de missão da Caixa Geral de Depósitos.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG