Há exatamente um ano, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, assegurava que Portugal teria muito a ganhar com a digitalização e que a indústria 4.0 só seria uma ameaça para quem não se preparasse. E os primeiros dados mostram que as empresas portuguesas estão a ficar preparadas: segundo dados do Eurostat, da consultora PwC e da Global Digital IQ Survey publicados pelo El País, 19% das empresas portuguesas já vendem online, um número ligeiramente superior ao da média da União Europeia (UE) e ao da média dos países da zona euro, ambos de 18%. O universo de análise é composto por 35 320 empresas, excluindo o setor financeiro, e os dados dizem respeito ao período entre janeiro e março de 2016.."A digitalização, traduzindo-se na desmaterialização da informação, tem claramente impacto na produtividade das empresas", explicou ao DN/Dinheiro Vivo Conceição Andrade e Silva, docente da Católica Porto Business School, que organizou recentemente a conferência "O poder da digitalização na gestão da informação". Também Rui Soucasaux Sousa, da mesma instituição, acredita que a indústria portuguesa tem feito um percurso notável, sobretudo, porque "o desafio da digitalização não se afigura fácil"..Os dados mostram também que, em Portugal, 18% das empresas compram serviços em computação em nuvem, 13% utilizam big data, 8% pagam por anúncios na internet e 55% permitem acesso remoto aos seus funcionários. Nos mesmos índices, as médias da UE são de 21%, 10%, 9% e 61% e as da zona euro de 20%, 9%, 8% e 59%, respetivamente, o que mostra que Portugal não difere muito do que é praticado pelos seus congéneres europeus, a nível de transformação digital. Em primeiro lugar da tabela está a Irlanda com 30% das empresas a vender online, 36% a usar nuvem, 15% a anunciar na rede e 70% com acesso remoto aos empregados, não havendo dados sobre a análise de big data. Em sentido inverso, o último lugar é ocupado pela Itália, com somente 8% das empresas a vender pela internet, 22% a utilizar nuvem, 9% a trabalharem com big data, 56% com acessos remotos e 6% a anunciar online..Digitalização é aposta do Estado."Os investimentos em infraestruturas tecnológicas, em ciência e na qualificação de pessoas que foram realizados na última década em Portugal permitem-nos ambicionar estar na frente dos países que vão liderar a mudança a que assistimos na economia", afirmou João Vasconcelos na formalização do primeiro acordo assinado no âmbito do programa Indústria 4.0..A estratégia do governo passa por uma injeção total de até 4,5 mil milhões de euros na economia para acelerar a transformação digital das empresas. As cinco medidas mais importantes da iniciativa são: a atribuição de vales de 7500 euros a pequenas e médias empresas; a formação em novas tecnologias para 20 mil pessoas; a criação de uma política de apoio ao recrutamento de estrangeiros mais qualificados; o lançamento, pela parte das grandes empresas, de programas próprios de formação de trabalhadores e cooperação com pequenas e médias empresas e também universidades; e ainda a oportunidade de participação em eventos internacionais.."Utilizar muita tecnologia não significa estar digitalizado", comenta ao El País Santiago Franco, da consultora PwC, considerando que a mudança para o digital "tem de trazer valor, bem com um aumento da produtividade e do valor do negócio". Para os especialistas do setor, é a estratégia, o planeamento e a execução de objetivos o que marca a verdadeira digitalização.