Maria João Carioca sai da Bolsa de Lisboa para administração da Caixa

A Euronext inicia agora o processo de transição, adotando todas as medidas necessárias que garantam que este aconteça de forma tranquila e regular.

A presidente executiva da Bolsa de Lisboa, Maria João Carioca, renunciou ao cargo para integrar o Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, informou hoje a Euronext num comunicado enviado ao mercado.

"A Euronext confirma que Maria João Carioca, CEO da Euronext Lisbon e membro do Managing Board da Euronext, apresentou a renúncia das suas funções, após o convite do Governo de Portugal para integrar o Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos. O convite foi aceite, estando dependente de todas as aprovações regulatórias por parte das autoridades competentes", refere o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Maria João Carioca, que assumiu funções como presidente da bolsa em junho, deixa o cargo para integrar o Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos liderado por Paulo Macedo.

"É motivo de honra que a Maria João tenha sido selecionada para este novo papel para servir o seu país", disse Stéphane Boujnah, 'chairman' e presidente executivo do Managing Board da Euronext, citado no comunicado.

"Entretanto, a Euronext dará continuidade ao compromisso de investir em Portugal, onde está a instalar o seu Centro Tecnológico que deverá contar com cerca de 120 pessoas até ao final do ano. Trabalharemos em conjunto com a Maria João para organizar a transição no curso do primeiro trimestre de 2017, até à chegada de um sucessor para o cargo", acrescentou.

A Euronext inicia agora o processo de transição, adotando todas as medidas necessárias que garantam que este aconteça de forma tranquila e regular.

Paulo Macedo, que desempenhou as funções de ministro da Saúde no executivo de Passos Coelho, foi convidado pelo Governo para presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos, na sequência do pedido de demissão de António Domingues, que se mantém, contudo, em funções até ao final do ano.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG