Governo quer ter a primeira refinaria de lítio da Europa

Secretário de Estado da Energia indica que a aposta é no Porto de Leixões, dada a proximidade das zonas onde pode haver extração.

O Governo português está a desenvolver esforços para atrair para Portugal a primeira fábrica de hidróxido de lítio a instalar na Europa. Em entrevista ao jornal Público, João Galamba, secretário de Estado da Energia, refere que "queremos dar o passo em frente, instalar a refinação e isso também nos posiciona para atrair investimentos em fábricas de baterias, ou de cátodos, ou de powerwalls".

O governante acrescenta que a aposta é no Porto de Leixões, dada a proximidade das zonas onde pode haver extração, mas também porque "faz sentido instalar a refinaria onde esta também possa receber concentrados de lítio de outros projetos mineiros internacionais".

O secretário de Estado revelou que, atualmente, encontra-se a aguardar que o estudo de impacte ambiental, realizado pela empresa Savannah, seja aprovado para "poder haver discussão séria sobre o assunto". João Galamba adiantou que o Governo quer lançar o concurso público para instalação dessa unidade industrial "o mais breve possível", mas garante que não será lançado antes de ficar concluída a regulamentação da lei, que ainda terá de ir a discussão pública.

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG