Vasco Ribeiro falha acesso ao World Tour com nono lugar no Havai

Surfista português ficou-se pelos quartos de final da Vans World Cup, última prova do circuito de qualificação

Em Sunset Beach, no Havai, Vasco Ribeiro terminou a competição no nono lugar, com o maior número de pontos arrecadados da época (3800), mas isso foi insuficiente para concretizar o objetivo de qualificação para o World Tour, a divisão principal do campeonato do mundo, no próximo ano.

Vasco Ribeiro, que chegou a Sunset na 32.ª posição do ranking das QS (Qualifying Series), precisava de chegar à final desta última prova do circuito de qualificação para conquistar um lugar nos dez melhores do ano.

O surfista português foi eliminado na bateria 3 dos quartos de final, ficando-se pelo terceiro lugar, com uma pontuação de 6,94 no acumulado das suas duas melhores ondas (5,67 + 1,27). O surfista local Ezekiel Lau e o brasileiro Jesse Mendes foram os dois qualificados nesta bateria.

Vasco tinha passado em primeiro lugar a sua bateria da quarta ronda, contra três adversários brasileiros de elevado nível - Ítalo Ferreira, Peterson Crisanto e Miguel Pupo -, conseguindo uma pontuação acumulada de 11,44 nas suas duas melhores ondas, à frente de Ítalo Ferreira, com 10,37.

Exclusivos