Vitória do Benfica leva Portugal a ultrapassar Rússia no ranking da UEFA

Vitória do Benfica permite ultrapassagem à Rússia e poderá valer mais uma vaga a Portugal na Liga dos Campeões em 2011-12, caso a classificação se mantenha assim

Portugal ultrapassou esta quarta-feira a Rússia no Ranking da UEFA, saltando assim do sétimo para o sexto lugar da hierarquia.

Para esta jornada europeia, Portugal partiu com um total de 43.449 pontos referente a esta e às quatro temporadas anteriores, contra os 43.549 dos russos. Porém, o Lokomotiv Moscovo e o Zenit perderam os respetivos jogos desta ronda da Liga dos Campeões, enquanto o Benfica venceu o seu, diante do Lyon.

De acordo com o sistema de pontuação da UEFA, cada vitória vale dois pontos a dividir pelo número total de equipas desse país a participar nas competições europeias nessa temporada. Ou seja, neste caso é dois a dividir por cinco, o que permite a Portugal somar 0.4 pontos, passar a ter 43.849 e ultrapassar a Rússia.

Caso Portugal mantenha o sexto lugar no final da época, terá direito a ter seis equipas na UEFA em 2021-22 - mais uma do que na presente temporada -, três das quais na Liga dos Campeões.

A jornada europeia continua nesta quinta-feira, com Sporting, FC Porto e Sp. Braga em ação por Portugal e Krasnodar e CSKA Moscovo pela Rússia, em partidas da Liga Europa. No caso dos russos, cada vitória das suas equipas terá de ser dividida por seis, ou seja, renderá 0.333 pontos. Cada empate, que vale um ponto, renderá 0.2 pontos a Portugal e 0.167 à Rússia.

Embora a Rússia tenha iniciado a temporada com seis equipas nas competições europeias, Spartak Moscovo e Arsenal Tula já foram afastados na Liga Europa. Ainda assim, os pontos obtidos continuarão a ser divididos por seis pontos até ao final da temporada. Portugal, por seu lado, mantém em prova os cinco clubes que esta época disputam as competições europeias.

Exclusivos