Desportos
25 janeiro 2019 às 16h36

Multicampeão Olímpico revela ter cancro, mas promete lutar por Tóquio2020

Nadador Nathan Adrian tem cinco medalhas de ouro olímpicas e mantém esperança de ir aos próximos Jogos.

Isaura Almeida

O nadador norte-americano Nathan Adrian, cinco vezes campeão Olímpico, anunciou esta sexta-feira, nas redes sociais, que lhe foi diagnosticado um cancro nos testículos e que terá de fazer tratamentos e ser operado na próxima semana. Apesar disso, o atleta, de 30 anos, mantém a esperança de poder competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, naquela que seria a sua quarta participação olímpica.

"A vida, como quando se nada os 100 livres, pode vir contra ti de forma tão dura e tão forte como alguém ou algo, não consegues sempre ver quem é, te persegue", escreveu Adrian, numa emotiva mensagem no Instagram.

O nadador revelou que numa recente ida ao médico percebeu que algo "não estava bem", tendo depois descoberto que "infelizmente tinha cancro nos testículos". No entanto, Adrian manteve o espírito positivo a avaliar pela mensagem que publicou: "Vendo pelo lado positivo, descobrimos cedo, já comecei o tratamento e o prognóstico é bom. Vou estar de volta à água dentro de poucas semanas, colocando o meu foco total em Tóquio."

Adrian, de 30 anos e além de cinco medalhas de ouro (duas no RIO2016, duas em Londres2012 euma em Pequim2008) também tem uma prata olímpica e dois bronzes, incluindo os 50 e os 100 metros livres no Rio de Janeiro. Tem ainda oito medalhas de ouro em Mundiais, além de três pratas e dois bronzes.