Bundesliga autorizada a recomeçar a 9 de maio

Christin Seifert, presidente da liga alemã, avançou que na quinta-feira haverá uma reunião com todos os clubes para discutir o recomeço das competições, depois de o governo ter dado o aval.

A Liga alemã poderá recomeçar no dia 9 de maio, com jogos à porta fechada e com fortes medidas de higiene, devido à pandemia da covid-19, indicaram vários representantes governamentais, com a aceitação do futebol germânico.

A data foi avançada na segunda-feira pelo responsável máximo da região da Baviera, Marcus Soder, em declarações ao jornal alemão Bild, e teve primeiro a concordância do governo da Renânia do Norte-Vestfália e depois do próprio ministro da saúde germânico.

"Com um plano coerente, é possível organizar jogos à porta fechada. Acho que isso é possível a partir de 9 de maio", disse Jens Spahn, igualmente ao Bild.

Com estes "sinais positivos e de confiança vindos da classe politica", o presidente da Bundesliga, Christin Seifert, avançou que na quinta-feira haverá uma reunião com todos os clubes do primeiro e segundo escalão para discutir o recomeço das competições, com a data de 9 de maio em cima da mesa.

Já nesta terça-feira, o presidente do Bayern Munique mostrou-se agradado com essa situação, mas realçou a importância de respeitar "todos os cuidados de higiene". "Temos que levar a sério essa questão e dar o exemplo. Temos que respeitar as regras médicas e legais impostas pelas autoridades. Só assim podemos minimizar os riscos", considerou Karl-Heinz Rummenigge.

Tal como em quase todo o mundo, o futebol na Alemanha parou no início de março, devido ao surto do coronavírus. De acordo com os últimos dados, a Alemanha registou nos últimos dias uma diminuição na média diária de pessoas infetadas e, do número total, mais de metade já estão recuperados.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG