A indemnização que o Real Madrid vai pagar a Lopetegui
A indemnização acordada entre Julen Lopetegui e o Real Madrid é de um valor bastante inferior ao da totalidade do contrato que o técnico tinha assinado, em junho passado, até 2021.
De acordo com informação avançada esta quarta-feira pelo jornal espanhol AS, Lopetegui apenas terá direito a receber os salários que lhe restavam esta temporada, num valor de pouco mais do que três milhões de euros - e não os 18 milhões da totalidade do contrato.
Segundo aquele diário, o valor da indemnização resulta de uma cláusula que o Real Madrid tem por hábito colocar nos contratos dos treinadores, na qual se compromete a pagar apenas até ao final da temporada em que o técnico seja destituído.
O antigo treinador do FC Porto e da seleção espanhola foi demitido por Florentino Perez na última segunda-feira, um dia depois da goleada (5-1) sofrida pelo clube merengue no clássico com o Barcelona, através de um comunicado duro para com o técnico no qual o Real Madrid lembrava que os resultados não eram condizentes com um plantel que tem oito candidatos ao prémio da Bola de Ouro, atribuído pela revista francesa France Football.
Recorde-se que, no FC Porto, a saída de Lopetegui foi complicada, com o técnico espanhol a não facilitar em relação à indemnização devida pelos portistas, que ficaram a pagar-lhe salário até ao fim da época 2016/17, mesmo depois de Lopetegui ter assumido o cargo de selecionador espanhol. O técnico auferia 250 mil euros na seleção e o FC Porto pagava o remanescente em relação ao salário que Lopetegui auferia no Dragão (e que era de cerca de 1,1 milhões anuais).
Na terça-feira, o presidente portista Pinto da Costa relembrou a passagem de Lopetegui pelo Dragão. "Fui pioneiro a acreditar nele, por isso não me sinto isolado. A seguir a mim também a seleção de Espanha acreditou, o Real Madrid também acreditou e agora não sei se mais alguém vai acreditar", disse o líder dos dragões, na apresentação do livro "Até ao Mar Azul", que reúne textos escritos por Pinto da Costa na revista Dragões.