Yolanda Hopkins cai na terceira ronda e acaba prova de Peniche no 9.º lugar
A portuguesa Yolanda Hopkins perdeu hoje com a campeã mundial Caitlin Simmers, dos Estados Unidos, nos 'oitavos' da prova da elite mundial em Peniche, e sai do evento com um nono lugar, após o quinto posto alcançado em 2024.
Na quinta bateria da terceira ronda, a olímpica portuguesa somou 8,03 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (5,00 e 3,03), insuficientes para contrariar a adversária, que lidera o ranking mundial e que venceu a prova de Peniche em 2023, e que fez um total de 13,24 pontos (7,67 e 5,57).
A sufista assegurou, no entanto, que vai voltar a competir na prova da elite mundial de surf em Peniche, mas já como integrante do circuito principal e não como convidada, como aconteceu nos últimos dois anos.
"Vou voltar com o 98 [número na licra], o Hopkins aqui nas costas e com a bandeira portuguesa nos ombros. Estou aqui para competir e é aqui que eu pertenço. Posso não ter chegado à final, nem nada disso, mas é o que eu digo, o surf está lá", afirmou aos jornalistas a olímpica lusa, após ser eliminada pela campeã mundial Caitlin Simmers, dos Estados Unidos, nos oitavos de final da competição.
A atleta algarvia considerou que foi vítima da "falta de condições", uma vez que as ondas mais pequenas que hoje rolaram na Praia de Supertubos não beneficiaram o seu estilo de surf mais poderoso.
"Se estivesse como no outro dia em que fui a única rapariga que esteve lá fora a apanhar tubos, é que ia ser diferente", realçou, garantindo que agora se vai focar totalmente no circuito Challenger Series, que dá acesso ao principal (Championship Tour).
Sobre a segunda participação consecutiva no campeonato de Peniche, com um quinto lugar em 2024 e um nono em 2025, Yolanda mostrou-se satisfeita, sobretudo, pelo forte apoio que sentiu do público.
"É um sonho estar aqui no meu próprio país e ter este pessoal todo que já me conhece, a maior parte deles, e ter aqui o apoio deles. Mesmo quando eu estou a correr para entrar dentro de água, eu consigo sentir mesmo o grito. O grito português é muito mais alto do que o resto do mundo e sinto isso mesmo quando estou a competir", sublinhou.
A portuguesa tinha dito que se sentia preparada para discutir o título de campeã da etapa lusa. "Podem ser as melhores do mundo, eu não quero saber. Acredito no meu surf, acredito na minha performance e acredito que tenho o 'skill' [capacidade] e a qualidade para ganhar", dissera a bicampeã europeia (2023 e 2024), depois de garantir uma vaga na terceira ronda da prova.
Após a eliminação, horas antes, de Frederico Morais nas repescagens, que resultou num 33.º posto, Portugal ficou sem representantes no único evento do circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL), no qual Yolanda e 'Kikas' participaram na qualidade de convidados.
Frederico Morais realçou que, apesar de ter sido afastado da prova, o regresso à competição após lesão lhe dá mais força para tentar a requalificação para o circuito principal.
"Estou contente com a minha prestação. Agora estou pronto para voltar à recuperação. E foi bom vestir a licra em Peniche, porque só me deu mais força e mais vontade de me requalificar", lançou aos jornalistas o atleta luso.
'Kikas' ficou no terceiro e último lugar da primeira bateria da ronda de eliminação da etapa portuguesa do circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL), e despediu-se do evento.
"Sabia que ia ser um 'heat' [bateria] difícil. Agora com a maré a vazar, com este tamanho de ondas, e com os bancos [de areia] que estão aqui em Supertubos, são ondas rápidas, que correm muito rápido, o que me deixa um bocado em dificuldade para o meu tempo de reação, para o meu pé, para o meu tornozelo", sublinhou.
Também os brasileiros João Chianca, vencedor em Peniche em 2023, e Ian Gouveia, tal como o australiano George Pittar, despediram-se da competição ao ficarem nos últimos lugares das baterias dois, três e quatro das repescagens, respetivamente.
A prova portuguesa é a terceira etapa do circuito mundial e decorre entre os dias 15 e 25 de março na Praia de Supertubos, em Peniche, Leiria.