Duelo hoje. Vítor Pereira tem mais pontos e vitórias que Ruben Amorim, e pode igualá-lo na classificação
Ruben Amorim e Vítor Pereira têm este domingo, em Old Trafford, um duelo particular, afinal são os dois treinadores portugueses que se estrearam esta época na Premier League. E se o primeiro está a ter vida muito difícil à frente do Manchester United, o segundo tem superado todas as expectativas no comando do Wolverhampton que muitos já davam como condenado à descida.
A partida terá início às 14h00 (DAZN1) e tem a particularidade os Wolves poderem igularar o United na classificação (estão separados por três pontos), algo impensável no final da 16.ª jornada quando a administração do Wolverhampton despediu o inglês Gary O'Neil para contratar Vítor Pereira. Nessa altura, 13 pontos separavam as duas equipas, uma diferença que agora está apenas em... três.
O Manchester United está numa série de três jogos (um empate e duas derrotas) sem vencer na Premier League, enquanto os Wolves chegam a Old Trafford numa sequência de quatro vitórias consecutivas, um feito que não alcançavam desde 1971/72, quando o inglês Bill McGarry comandava a equipa.
Estrearam-se na Premier League com 21 dias de diferença, mas ambos em grande estilo, pois a 1 de dezembro o Manchester United de Ruben Amorim goleou, em casa, o Everton por 4-0, enquanto a 22 de dezembro o Wolverhampton de Vítor Pereira venceu em Leicester por 3-0, interrompendo um ciclo de quatro derrotas consecutivas.
Apesar de Amorim estar num clube histórico e financeiramente mais poderoso, a verdade é que o ex-treinador do Sporting apenas venceu seis jogos, contabilizando 20 pontos amealhados desde que chegou ao clube. Quando chegou, a equipa estava a seis pontos dos lugares que dão acesso à Liga dos Campeões e agora está a 18, sendo que os lugares de descida ao Championship estão a 17 pontos.
Por sua vez, Vítor Pereira já somou oito triunfos, contabilizando 26 pontos pelo Wolverhampton, o que permitiu passar de cinco pontos abaixo da zona de despromoção para 14 pontos acima da linha de água, o que equivale a dizer que está a quatro pontos de garantir a manutenção no principal escalão do futebol inglês.
Aliás, dos seis treinadores que entraram no decorrer da temporada na Premier League, Vítor Pereira é o que tem melhor média de pontos por jogo (1,625), seguido pelo escocês David Moyes no Everton (1,61), Ruben Amorim (1,09), o inglês Graham Potter no West Ham (1), o neerlandês Ruud van Nistelrooy no Leicester (0,57) e o croata Ivan Juric entretanto já despedido do já despromovido Southampton (0,28).
Wolves à procura de repetir feito de Bruno Lage em 2022
Na primeira volta, Vítor Pereira levou a melhor sobre Ruben Amorim com um triunfo por 2-0, com golos do brasileiro Matheus Cunha e do sul-coreano Hwang Hee-chan.
Curiosamente, se voltar a repetir o triunfo, o Wolverhampton igualará um feito já alcançado por outro treinador português: Bruno Lage, que a 3 de janeiro de 2022 venceu em Old Trafford por 1-0, graças a um golo de João Moutinho.
De resto, Nuno Espírito Santo foi o outro técnico português dos Wolves a sair do Teatro dos Sonhos sem ser derrotado: em 2018 por 1-1 (mais um golo de João Moutinho) e em 2020 por 0-0.