Vinicius Júnior vence o The Best e Rúben Dias no melhor onze do ano
Carlo Ancelotti, técnico italiano que guiou novamente o Real Madrid à conquista da Liga dos Campeões, foi eleito treinador do ano.
O futebolista brasileiro Vinicius Júnior, avançado do Real Madrid, foi esta terça-feira galardoado com o prémio The Best, em Doha, atribuído pela FIFA ao melhor jogador do mundo.
'Vini' Jr. foi um dos jogadores chave na temporada passada para os merengues, na qual o clube conquistou a Liga dos Campeões, a Liga espanhola e as Supertaças da Europa e de Espanha, além de poder ainda conquistar a Taça Intercontinental, tendo a eleição de hoje ocorrido apenas algumas semanas depois de ter sido segundo na Bola de Ouro, logo atrás do espanhol Rodri Hernández, do Manchester City.
O avançado brasileiro sucede ao argentino Leo Messi, vencedor das duas edições anteriores e o futebolista mais galardoado, com oito conquistas, mais três do que o português Cristiano Ronaldo, segundo no palmarés.
Já o defesa internacional português Rúben Dias foi eleito para o onze' do ano 2024 dos prémios FIFA The Best, incluído pela terceira vez na melhor equipa mundial, após 2021 e 2023.
O defesa do Manchester City viu ser coroado um ano em que conquistou a Liga inglesa, estando no 'onze' pelo segundo ano consecutivo, após em 2023 ter a companhia do colega de equipa Bernardo Silva, este ano ausente.
O português surge ao lado do guarda-redes argentino Emiliano Martínez (Aston Villa), dos defesas do Real Madrid Dani Carvajal e Antonio Rüdiger, do francês Saliba (Arsenal), dos médios dos 'merengues' Toni Kroos e Jude Bellingham, escudados por Rodri, outro jogador do Manchester City, com Lamine Yamal (FC Barcelona), Erling Haaland (Manchester City) e Vinícius Jr (Real Madrid) na frente de um 'onze' dominado pelos campeões europeus.
"Obrigado ao painel e a todos os que votaram em mim para o melhor 11. É uma honra", declarou o defesa português de 27 anos, numa mensagem vídeo.
O extremo brasileiro do Real Madrid, Vinicius Júnior, venceu o The Best, o prémio que distingue o melhor futebolista do ano.
O internacional português do Manchester City figura no onze do ano escolhido pela FIFA, sendo o único representante luso.
Eis o onze do ano: Emiliano Martínez, Carvajal, Rüdiger, Rúben Dias, Saliba, Bellingham, Rodri, Toni Kroos, Lamine Yamal, Haaland e Vinícius Júnior.
Guilherme Gandra Moura, adepto brasileiro do Vasco da Gama, venceu o Fan Award, o prémio destinado ao melhor adepto.
A médio espanhola do Barcelona, Aitana Bonmati, venceu pelo segundo ano consecutivo o prémio The Best, destinado à melhor futebolista do ano.
A jogadora brasileira Marta venceu o prémio Marta, o equivalente no futebol feminino ao prémio Puskás, que premeia o melhor golo do ano.
O golo em causa foi apontado pela internacional canarinha num jogo particular diante da Jamaica.
Emma Hayes, selecionadora da seleção feminina dos Estados Unidos, foi eleita melhor treinadora do ano.
Boa tarde!
Acompanhe aqui a cerimónia de entrega dos prémios The Best da FIFA.
A FIFA consagra hoje o melhor futebolista de 2024, com a entrega do prémio The Best, ao qual concorrem 11 jogadores, entre os quais o super galardoado Lionel Messi e o espanhol Rodri, vencedor da Bola de Ouro.
Outros candidatos são Lamine Yamal, de 17 anos, jovem estrela do FC Barcelona, o brasileiro Vinicius, o inglês Jude Bellingham, o também espanhol Dani Carvajal, o norueguês Erling Haaland, o francês Kyllian Mbappé, o uruguaio Fede Valverde e o alemão Florian Wirtz. Entre os possíveis vencedores está ainda o também germânico Toni Kroos, que terminou a carreira após o Euro2024.
Na cerimónia, que decorrerá com um jantar de gala em Doha, será igualmente distinguida a melhor futebolista feminina, numa lista de 16 jogadoras, da qual volta a fazer parte Aitana Bonmati, média do 'Barça' que foi a premiada em 2023.
A FIFA atribuirá também The Best nas categorias de melhor treinador/treinadora de equipa feminina e de equipa masculina, bem como de melhor guarda-redes e do melhor golo, em masculinos e femininos.
A norte-americana Alyssa Naeher, que atua nos Chicago Red Stars, venceu o prémio de melhor guarda-redes feminina de 2024.
Pela primeira vez será escolhido o melhor 11, em masculinos e em femininos, com as escolhas a serem feitas por adeptos, capitães, selecionadores e representantes da comunicação social, a partir de uma base de 77 futebolistas (11 guarda-redes, 22 defesas, 22 médios e 22 avançados) em cada categoria.
Portugal conta com Rúben Dias (Manchester City) e Cristiano Ronaldo (Al Nassr) na eleição para melhor 11 masculino, numa votação que pode também recair em Nicolas Otamendi (Benfica) e Viktor Gyökeres (Sporting), melhor marcador do ano, com 61 golos.