Villas-Boas: “Vítor Bruno não está em causa”
Foto: José Carmo

Villas-Boas: “Vítor Bruno não está em causa”

O FC Porto está em 22.º lugar na classificação da Liga Europa, antepenúltimo de acesso ao playoff, e visita o Anderlecht, quinta-feira. Equipa portista procura o regresso aos triunfos após três derrotas consecutivas.
Publicado a
Atualizado a

À partida para a Bélgica, onde o FC Porto joga amanhã (17.45, Sport TV5) com o Anderlecht para a Liga Europa, André Villas-Boas reconheceu “o mau momento da equipa”, mas garantiu que “o lugar de Vítor Bruno não está em causa”, apesar das três derrotas consecutivas.

“Neste momento, a equipa não está à altura dos pergaminhos do FC Porto, mas também temos noção de que tem qualidade e capacidade para dar muito mais. Estamos seguros de que é isso que vamos fazer”, disse o presidente, vincando que há “outros objetivos ainda mais importantes esta época” do que a Taça de Portugal.

Já em solo belga, o treinador garantiu sentir-se apoiado e abordou a contentação da forma mais direta possível. “É normal, o FC Porto não está a ganhar”, atirou Vítor Bruno, resignado à critica, mas muito impaciente face a tanta pergunta sobre a crise. “Alguma pergunta sobre o jogo?”, atirou, antes de colocar o foco no futuro: “Queremos ganhar, mas ainda temos quatro jogos pela frente, na prova.”

Posicionado no 22.º lugar da Liga Europa, antepenúltimo de acesso ao playoff, com quatro pontos, cinco abaixo das oito vagas de entrada direta nos oitavos de final, o FC Porto tenta inverter a primeira série de três derrotas em 16 anos frente ao Anderlecht, quinto, com os mesmos 10 pontos de Ajax, Galatasaray, Eintracht Frankfurt e Athletic Bilbau, todos a dois da líder Lazio.

"Quero ver uma equipa com máxima vontade de ganhar, sabendo que o adversário está bem na prova, ainda não perdeu e vem de um ciclo vitorioso em casa. Há que procurar finalizar esta ronda com os sete pontos que já devíamos ter. Temos obrigatoriamente de entrar muito fortes e humildes, mas nunca nos subjugando apenas ao jogo do adversário", apelou, evocando a ausência de vitórias e golos portistas nas quatro visitas ao Anderlecht.

O segredo para voltar às vitórias está “na qualidade dos jogadores”, segundo o treinador portista, que admitiu a importância de “aparecerem novas lideranças no balneário”, após a saída de jogadores como Pepe ou Taremi. Talvez por isso chame sempre o capitão Marcano, apesar de o defesa nem sequer estar inscrito na prova europeia. 

Ao lado de Vítor Bruno, Samu prometeu uma exibição com "atitude e coragem", avaliando as suas lágrimas no final do embate em Moreira de Cónegos como um "reflexo do sentimento" geral dos dragões. "As coisas não nos estão a sair, mas o mais importante é que estamos todos unidos e com confiança no treinador. Faltaram-nos coisas nestes jogos, mas a equipa está forte e quer mudar este panorama", apontou o melhor marcador da equipa, com 12 golos em 14 jogos, quatro deles na Liga Europa.

Ainda na quinta-feira, o Sp. Braga joga com os alemães do Hoffenheim (20.00 horas, DAZN1). “É um jogo importante, mas nada vai ficar já decidido”, defendeu o treinador Carlos Carvalhal.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt