Um ano e meio depois de uma lesão grave, Auriol conquista medalha de bronze nos Europeus de Atletismo
Auriol Dongmo conquistou uma medalha de bronze no lançamento do peso dos Europeus de atletismo em pista curta Apeldoorn2025, nos Países Baixos. Este domingo, quase um ano e meio depois de sofrer uma lesão grave, a portuguesa voltou a representar Portugal e arrecadou mais uma medalha. A também portuguesa Jessica Inchude, de 28 anos, terminou no quinto lugar, com os 18,91.
Nitidamente longe do seu melhor, a lançadora do Sporting conseguiu ainda assim um pódio no regresso às grandes competições.
A bicampeã europeia, de 34 anos, lançou o engenho a 19,26 metros, a sua melhor marca do ano, no seu segundo ensaio, e logrou o terceiro lugar do pódio, atrás da neerlandesa Jessica Schilder (20,69m) e da alemã Yemisi Ogunleye (19,56m), respetivamente.
Auriol Dongmo assegurou a quarta medalha para Portugal em Apeldoorn2025, a juntar às duas de Salomé Afonso e ao bronze de Isaac Nader nos 1500 metros. Este registo supera o total de pódios conquistados pela comitiva nacional em Europeus indoor, superando as três medalhas de Valência1998, Viena2002, Torun2021 e Istambul2023... mas sem nenhum ouro e título de campeão.