UEFA muda regras. País organizador do Europeu deixa de se apurar por inerência
É o fim do apuramento por inerência. E essa decisão afeta Inglaterra, País de Gales, República da Irlanda e Escócia que terão de disputar a qualificação para o Campeonato da Europa de 2028. Os quatro anfitriões vão enfrentar um inédito modelo de qualificação para uma fase final, sendo distribuídos separadamente por quatro dos 12 grupos [de quatro ou cinco seleções cada], cujos vencedores e oito melhores segundos classificados avançam diretamente para o Euro2028.
Até agora, o país organizador do evento tinha um lugar garantido na fase final. Duas das 24 vagas na fase final vão ficar reservadas para os anfitriões mais bem classificados que não se apurem como vencedores dos grupos ou como segundos classificados. Os lugares remanescentes vão ser atribuídos através de play-off entre os segundos classificados dos grupos das fases de qualificação e os não-apurados melhores colocados no ranking da Liga das Nações de 2026/27.
Se estiverem reservadas duas vagas para os anfitriões, oito equipas vão disputar os dois lugares, num torneio com meias-finais e final num só jogo.
Caso sobrem três vagas, 12 equipas vão competir em três caminhos, também com ‘meias’ e final a uma só mão, enquanto se estiverem em jogo quatro apuramentos, esta fase é disputada por oito seleções, com quatro confrontos, a duas mãos, avançando os vencedores na fase final.
Reunido ontem em Bilbau, local da final da Liga Europa, o Comité Executivo da UEFA decidiu ainda que a 18.ª edição do Europeu de Futebol vai ser disputada em nove estádios do Reino Unido e da Rep. Irlanda.
Treinadores podem utilizar 26 jogadores na Liga das Nações
O Comité Executivo da UEFA decidiu que as seleções que vão disputar a final four da Liga das Nações podem apresentar-se com 26 jogadores, em vez dos habituais 23. Uma medida prevista e até antecipada por Roberto Martínez, o selecionador português que chamou 27 jogadores, incluindo o jovem Rodrigo Mora.
O organismo explica o alargamento com a “dinâmica do final da temporada”, bem como com o “aumento das atividades durante o verão”, como o Mundial de Clubes.
A final four da Liga das Nações, que conta com a presença de Portugal, terá lugar entre 4 e 8 de junho, na Alemanha. A seleção portuguesa joga dia 4 com os alemães, enquanto que Espanha e França medem forças no dia seguinte. A final e o jogo de apuramento para o 3.º lugar realizam-se no dia 8.
isaura.almeida@dn.pt