Trincão cobiçado por gigantes ingleses e com proposta para renovar
Francisco Trincão, 25 anos, foi decisivo no apuramento de Portugal para a final four da Liga das Nações, ao saltar do banco aos 81 minutos para apontar dois golos no triunfo sobre a Dinamarca por 5-2 - e ainda esteve na origem do lance do último golo, já no prolongamento. É o corolário de uma grande época que está a despertar o interesse de alguns tubarões ingleses, ao mesmo tempo que o Sporting o alicia com uma proposta para renovar contrato.
Trincão é, juntamente com Viktor Gyökeres, um dos jogadores mais influentes do Sporting. E se em relação ao sueco deverá ser muito complicado a SAD conseguir mantê-lo, já no caso do internacional português está em marcha um plano para o segurar. Por isso mesmo já tem em mãos uma proposta para renovar por mais duas temporadas (o atual vínculo termina em 2027), com a SAD a acenar-lhe ainda com a camisola n.º10 e a entrada no restrito lote de capitães de equipa.
Certo é que a cobiça já começou. De acordo com a imprensa inglesa, Manchester United, Manchester City, Arsenal e Newcastle estão de olho no extremo. Os red devils, treinados por Ruben Amorim, que o conhece bem dos tempos do Sporting, serão os mais interessados, até porque pretendem despachar no final da época jogadores como Jadon Sancho, Antony e Marcus Rashford, todos eles emprestados.
Mas Trincão é igualmente um jogador muito do agrado de Hugo Viana, que atualmente desempenha funções de diretor desportivo do City, clube que também se prepara no final da época para fazer uma grande revolução no seu plantel. Foi aliás durante a gerência de Viana em Alvalade que Tricão foi contratado ao Barcelona, primeiro por empréstimo e depois a título definitivo.
Trincão marcou no domingo os primeiros golos com a camisola da seleção ao 10.º jogo pela equipa das quinas, ele que nem sempre foi chamado ao lote de convocados por Roberto Martínez apesar de ser um dos jogadores mais influentes do Sporting. Um batismo a marcar que aconteceu quase cinco anos depois de se ter estreado por Portugal - em setembro de 2020, diante da Croácia (4-1), no Dragão, na altura jogador do Barcelona.
Este ponto alto acontece numa altura em que é o jogador de campo da I Liga com mais minutos em provas por clubes. Foi titular em 42 dos 43 jogos em que participou, somando 3721 minutos, à frente de Ricardo Horta, do Sp. Braga (3713). O segundo mais utilizado dos leões é Gyökeres, com 3252 minutos. Numa comparação com os rivais, no Benfica é Álvaro Carreras (3574) e no FC Porto, à exceção do guarda-redes Diogo Costa (3360), é Nehuén Pérez (2910).
Um PT e muitos cuidados
Um dos segredos para manter esta boa forma física, numa altura em que no plantel do Sporting as lesões musculares têm sido uma constante devido ao alevado número de jogos, está no facto de ter um personal trainer além de outro tipo de cuidados, uma revelação feita pelo próprio num programa da Sporting TV.
“Temos psicólogos, nutricionistas, optometristas desportivos, treinadores de ginásio e de campo, tudo conta, mas, claro, de nada vale se depois o jogador não descansar adequadamente, não se alimentar bem ou não treinar bem. É o melhor dos dois mundos, ter um treinador de performance individual, só que em Portugal ainda estamos um bocadinho atrasados”, explicou.
E deu como exemplo Cristiano Ronaldo: “É por isso que é uma máquina. Tem 40 anos e continua a marcar golos atrás de golos. Pode-se questionar muita coisa acerca do nível técnico, mas a nível de fisionomia, a nível de atleta, não há nada a dizer. Foi-se construindo. Os jogadores têm de perceber que no mundo atual cada vez mais são atletas, não são só jogadores de futebol. Antigamente é que depois do jogo íamos sair à noite, comer o que nos apetecesse, agora não.”
A cumprir a terceira temporada no Sporting, Trincão prepara-se para bater em breve algumas marcas. Em termos de assistências já o fez, contabilizando atualmente 13 (o anterior melhor registo foi no Sp. Braga, em 2019-20). E o recorde de golos com a camisola dos leões não deverá demorar muito mais tempo - tem nove e está a apenas um de igualar os 10 da temporada passada, sendo que o seu melhor registo foram 13 em 2022-23.
Este foi o seu primeiro bis na seleção (o 10.º jogador do Sporting a consegui-lo), mas marcar dois golos num só jogo não é algo inédito em Trincão, pois já o tinha feito oito vezes, duas já esta época pelos leões (contra Boavista e Nacional).
Com Isaura Almeida