Trials marcam arranque do Allianz Ericeira Pro
Arrancou esta sexta-feira o Allianz Ericeira Pro, a etapa inaugural da Liga MEO Surf 2018, o principal circuito nacional, que define os campeões nacionais de surf. O primeiro dia de prova ficou marcado pela realização dos trials, que decorreram na Praia dos Pescadores, em condições exigentes, e ajudaram a definir o quadro completo de prova. O início da primeira ronda ficou adiado para este sábado.
Após um primeiro call matinal, as condições do mar em Ribeira d"Ilhas obrigaram a prova a deslocar-se para um palco alternativo ao início da tarde. Foi na Praia dos Pescadores, no centro da Vila da Ericeira, que se realizaram os quatro heats masculinos e dois femininos de trials. Entre os surfistas apurados para o evento principal, destaque para Pedro Boonman, que venceu o heat 3. Esta etapa marcou o regresso de Boonman à competição depois de recuperar de lesão.
Outro dos destaques foi o jovem João Maria Mendonça, de apenas 13 anos, que venceu o heat 2 com o melhor somatório de ondas do dia: 9,00 pontos em 20 possíveis. Os outros vencedores da tarde foram Francisco Canelas (heat 1) e Afonso Candeias (heat 2). Diego Alonso, Tiago Santos, Gabriel Ribeiro e José Ribeiro juntaram-se aos demais no quadro principal. Do lado feminino foram Leonor Fragoso (heat 1) e Carolina Santos (heat 2) que sairam vencedoras, com Maria Chaves e Inês Bispo a também segurarem uma vaga no quadro principal.
A ronda inaugural do Allianz Ericeira Pro vai assim começar este sábado, com o call a estar marcado para as 7 horas. São esperadas melhorias nas condições do mar, que deverão permitir um dia recheado de surf e espetáculo.
Em simultâneo com os trials, decorreu na praia de Ribeira d"Ilhas uma ação de limpeza de praia, que envolveu cerca de 200 alunos da escola E. B. 2 e 3 da Ericeira. Esta ação tem como principal parceiro ambiental a Fundação PT e a Plastic Sun Days, contando ainda com a participação da Wave by Wave.