Thomas Bach: "José Manuel Constantino foi um fabuloso embaixador do olimpismo"
ANDRÉ KOSTERS/LUSA

Thomas Bach: "José Manuel Constantino foi um fabuloso embaixador do olimpismo"

Presidente do Comité Olímpico Internacional homenageou esta terça-feira o falecido presidente do Comité Olímpico de Portugal.
Publicado a
Atualizado a

O legado e a liderança de José Manuel Constantino  marcaram o Olímpismo e Thomas Bach fez questão de homenagear a título póstumo o antigo presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP). "Reunimo-nos para honrar e recordar José Manuel Constantino, um homem cuja liderança e dedicação ao desporto português e ao movimento olímpico de Portugal era profunda. Ao longo dos anos, como presidente do COP, José Manuel teve um impacto duradouro no ambiente desportivo nacional e era ao mesmo tempo um fabuloso embaixador do olimpismo", disse o presidente do Comité Olímpico Internacional.

Sob o olhar do atual presidente do COP, Artur Lopes, do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, e de vários dirigentes federativos, Thomas Bach entregou o Troféu do Presidente do COI - um prestigioso prémio do movimento olímpico - à família de José Manuel Constantino, que presidiu ao COP desde 26 de março de 2013 ate a 11 de agosto, dia em que morreu. "Um dos seus maiores feitos", segundo o presidente do COI,  "foi guiar Portugal às suas melhores prestações em Jogos Olímpicos" e dedicar-se a apoiar atletas e assegurar que tinham recursos e oportunidades de competir ao mais alto nível.

Constantino era um "respeitável académico" cujo compromisso para o desenvolvimento desportivo "ultrapassou as fronteiras de Portugal" e para o líder do COI, "a sua contribuição não se resume a medalhas e sucesso desportivo". Sob a sua liderança, "o COP deu passos significativos na direção dos valores do movimento olímpico", como a paridade e a transmição dos valores olímpicos a gerações jovens foram bandeiras destacadas: "Toda a sua vida promoveu os valores olímpicos como imaginados pelo nosso fundador, Pierre de Coubertin, e deixou um grande exemplo a todos."

Thomas Bach encontra-se esta semana em Portugal para a assembleia da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais (ANOC), que decorre entre hoje e sexta-feira em Cascais e no Estoril, e lembrou que o evento mostra o "profundo empenho de Portugal em ajudar outros e promover a evolução do movimento olímpico".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt