Pote só tinha um golo e o Sporting empatou

Leões enfrentaram o Rio Ave na 14.ª jornada da I Liga e cederam (1-1). Empate deixa rivais, que se defrontam mais logo no Dragão, a cinco pontos (para já).

O líder cedeu pontos. Depois da derrota para a Taça de Portugal, o Sporting voltou ao campeonato e empatou com o Rio Ave (1-1) na 14.ª jornada da I Liga. Desta vez Pote não valeu ouro, mas valeu um pontinho. Pedro Gonçalves, a quem chamam o Pote de Vigado, insite em contrariar quem dele desconfiou jornada após jornada. Esta tarde marcou mais um golo e ajudou os leões a amealhar um ponto. Foi o 12.º golo de Pote no campeonato, o que faz dele o melhor marcador da I Liga.

Uma bola perdida pelo Rio Ave logo no primeiro minuto de jogo seria o indicador do que se iria passar na primeira parte. Os de Vila do Conde tremeram ao início, mas os leões não tiveram o descernimento necessário para aproveitar e transformar a maior posse de bola em oportunidades de perigo.

Se o treinador Rúben Amorim - assim registado na ficha de jogo pela primeira vez, depois de se increver no nivel IV de treinador - receava uma equipa meio encolhida depois de sofrer a primeira derrota da época com o Marítimo, o jovem extremo tratou de o sossegar no final da primeira parte. Um golo aos 41 colocou os leões em vantagem naquela que foi a primeira oportunidade de golo de qualquer uma das duas equipas. Antes do intervalo Nuno Santos ainda desperdiçou a oportunidade de fazer o 2-0 (e que falta iria fazer).

No segundo tempo os de Vila do Conde, movidos pela iniciativa criativa de Geraldes, foram ganhando metros em campo e atrevimento ofensivo pelos pés de Gelson Dala, Mané e Gabrielzinho. E assim chegaram ao empate, após alguns avisos. O angolano que em tempos foi leão empatou o jogo aos 61 minutos a passe de um outro ex-leão (Geraldes). Não festejou por respeito ao clube que o trouxe para Portugal, mas isso pouco importou aos vilacondenses, que assim chegavam ao empate.

Depois Geraldes saiu e o Rio Ave perdeu capacidade na decisão não conseguindo ir atrás da vitória. Mas se Ádan não foi incomodado na sua baliza, Kieszek também não e assim o resultado não mais se alterou e o Sporting perdeu pontos em casa pela segunda vez da época, depois do empate da 4.ª jornada com o FC Porto.

Com este empate, o Sporting segura o primeiro lugar, no entanto pode ver Benfica ou FC Porto (em caso de vitória de um deles esta noite) ficarem a apenas dois pontos. Já o Rio Ave iguala o Santa Clara no sétimo lugar, com 15 pontos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG