João Moutinho.O indispensável que faz os outros brilhar

Ele e mais dez no Sporting e no FC Porto, experimentou aventurar-se no estrangeiro mas o projeto do Mónaco foi redimensionado em baixa...
Publicado a
Atualizado a

Estávamos no início de 2005 quando José Peseiro, na altura treinador do Sporting, evita a dispensa do ainda júnior João Moutinho ao Estoril e vai-lhe dando gradualmente minutos na equipa principal. Daí até ao estatuto de indiscutível foi um passinho. O pequeno médio afirma-se de tal forma que nem estranha a sua titularidade na final da Taça UEFA com o CSKA Moscovo.

[youtube:6kJHq8Jd4Eg]

Em Alvalade e nos cinco anos seguintes é João Moutinho e mais dez com Paulo Bento, um admirador confesso do atleta, no cargo de treinador.

Com Taças de Portugal e Supertaças no currículo falta a João Moutinho o título de campeão. Num processo ainda hoje mal conhecido abandona o Sporting no verão de 2010 rumando ao FC Porto, numa transferência que levou os azuis e brancos a pagar 10 milhões de euros por um futebolista pelo qual Pinto da Costa se tinha perdido de amores.

[citacao:Saí por vontade do Sporting, felizmente escolhi o FC Porto]

O então presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, apelida-o de maçã podre, mas Moutinho nunca deu resposta. No Dragão mantém a sua preponderância e engrossa o palmarés com três títulos nacionais em três anos e ainda a conquista de uma Liga Europa. Em 2013 deixa-se seduzir pelo projeto ambicioso do Mónaco, que lhe oferece um salário quase irrecusável - 400 mil euros mensais. O projeto é redimensionado para baixo e isso desilude o algarvio que, mesmo assim, fiel ao seu profissionalismo disputa cada bola pelos monegascos como se fosse a última.

[citacao:Foi um sacrifício sair do FC Porto, mas apresentaram-me uma proposta interessante, um projeto aliciante e decidi que era uma boa altura para experimentar outro campeonato. Estou feliz por estar aqui e espero dar alegrias aos adeptos e conquistar todas as competições nas quais estamos integrados]

Continua a ser o cimento das suas equipas, deixando o palco para os intérpretes com mais técnica. De João Moutinho não se pode esperar um drible, um golo do outro mundo ou uma desmarcação sensacional daquelas que ninguém está a imaginar. Mas pode-se esperar disciplina, empenho e uma solidez tática ao alcance de muito poucos. Aos 29 anos, e após a época com mais lesões ao longo da carreira, tem neste Euro mais uma oportunidade de mostrar que pode jogar numa equipa que lute afincadamente por títulos, o que dificilmente acontecerá no Mónaco, ao contrário do que lhe foi prometido.

[youtube:g410wndPnMM]

Fora de campo não é um jogador de grande pendor mediático. A sua página no Facebook tem pouco mais de um milhão de seguidores e, pelo que se sabe, o algarvio é um futebolista com poucas excentricidades. As suas aparições extra-futebol devem-se a eventos familiares junto da mulher, Ana Sofia Gomes, e das duas filhas, Lara e Vitória. Recentemente fez um anúncio para a McDonald's juntamente com os seus três irmãos. Em pequeno, já o admitiu, gostava bastante de matemática.

BI

Data de nascimento: 08/09/1986 (29 anos)

Naturalidade: Portimão

Altura: 1,71 m

Peso: 65 kg

Clube atual: Mónaco (França)

Clubes de formação: Portimonense e Sporting

Clubes representados: Sporting, FC Porto, Mónaco

Títulos: Liga Europa (2010/11), Liga Portuguesa (2010/11, 2011/12 e 2012/13); Taça de Portugal (2006/07, 2007/08 e 2010/11), Supertaça Cândido de Oliveira (2007, 2008, 2010, 2011 e 2012).

CARREIRA NA SELEÇÃO

Estreia: 17/8/2005, Portugal-Egito (2-0)

Internacionalizações: 81

Golos: 4

FASE DE QUALIFICAÇÃO

Jogos: 7

Minutos: 560

Golos: 2

NÚMEROS

25 - Valor em milhões pelo qual foi transferido do FC Porto para o Mónacio

1 - Taça europeia, no caso a Liga Europa

2 -Finais europeias, ambas da Taça UEFA/Liga Europa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt