Neto: de 'desperdiçado' na Luz a milionário na Rússia

O Benfica não quis exercer o direito de preferência e o Nacional não o deixou ir para o FC Porto. Agora no Zenit, o defesa de 26 anos soma nove internacionalizações. Saiba tudo sobre Luís Neto.

É um dos nomes menos mediáticos na seleção, ou não fosse ele um dos poucos que nunca jogou em nenhum dos "três grandes". Não que tal não tivesse perto de ter acontecido, em 2011, mas não houve entendimento com o Benfica, que não aproveitou o direito de preferência que detinha. Uma boa época no Nacional (2011/12), contudo, abriu-lhe portas para outros voos: com uma passagem pelo Siena pelo meio, Luís Neto passou de quatro mil euros/mês no Nacional para um contrato de 6,5 milhões de euros com o Zenit, válido até 2017.

Para trás ficou a "sua" Póvoa, terra onde habita quase toda a família e a namorada, Andreia, e que Luís Neto nunca quis deixar. Na verdade, quando rumou à Madeira, Neto "nem sabia fazer a cama, nem preparar o pequeno-almoço", como revelou numa recente entrevista. Fã de Cannavaro, Fernando Couto, Bruno Alves e Ricardo Carvalho, Neto até pensava construir o futuro através dos estudos: anulo razoável, com médias de 14, reprovou no 12.º ano por culpa da matemática, mas ingressou na faculdade, no curso de Desporto, em Coimbra, onde teve a companhia de um dos muitos primos futebolistas: Ricardo, novo guarda-redes do FC Porto.

Saiba mais sobre a vida privada e carreira desportiva do guarda-redes na Revista Digital do DN do Mundial 2014.

Os números:

O defesa-central estreou-se nas pré-convocatórias de Paulo Bento na primeira lista após o Euro 2012 (ainda estava no Nacional), mas o primeiro jogo só foi feito em fevereiro de 2013. Neto fez dois jogos na fase de qualificação e garantiu uma vaga entre os 23 de Paulo Bento.

8 internacionalizações jovens - O central só chegou às seleções jovens nos sub-20, tendo feito quatro jogos. Depois, pelos sub-21 fez mais quatro partidas.

3 milhões de euros - Quanto o FC Porto ofereceu por ele, mas o Nacional, em comunicado, disse que achava pouco. O Siena pagou 1,7 e, depois, 30% da venda ao Zenit.

33 jogos em 2013/14 - Luís Neto cumpriu uma boa época no Zenit, tendo participado em 33 partidas, das quais 24 na Liga russa e sete na Liga dos Campeões.

Revelação - Na votação para jogador revelação da II Liga 2010/11, Luís Neto foi o escolhido, fruto da boa época no Varzim, a última na Póvoa.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ricardo Paes Mamede

Legalização da canábis, um debate sóbrio 

O debate público em Portugal sobre a legalização da canábis é frequentemente tratado com displicência. Uns arrumam rapidamente o assunto como irrelevante; outros acusam os proponentes de usarem o tema como mera bandeira política. Tais atitudes fazem pouco sentido, por dois motivos. Primeiro, a discussão sobre o enquadramento legal da canábis está hoje em curso em vários pontos do mundo, não faltando bons motivos para tal. Segundo, Portugal tem bons motivos e está em boas condições para fazer esse caminho. Resta saber se há vontade.

Premium

nuno camarneiro

É Natal, é Natal

A criança puxa a mãe pela manga na direcção do corredor dos brinquedos. - Olha, mamã! Anda por aqui, anda! A mãe resiste. - Primeiro vamos ao pão, depois logo se vê... - Mas, oh, mamã! A senhora veste roupas cansadas e sapatos com gelhas e calos, as mãos são de empregada de limpeza ou operária, o rosto é um retrato de tristeza. Olho para o cesto das compras e vejo latas de atum, um quilo de arroz e dois pacotes de leite, tudo de marca branca. A menina deixa-se levar contrariada, os olhos fixados nas cores e nos brilhos que se afastam. - Depois vamos, não vamos, mamã? - Depois logo se vê, filhinha, depois logo se vê...