Ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales
Ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales EPA/Fernando Villar

Rubiales garante que Hermoso lhe deu "permissão" para o polémico beijo

Ex-presidente da federação espanhola de futebol está a ser julgado por agressão sexual e tentativa de coação a Hermoso devido ao beijo que deu à jogadora após a final do Mundial de futebol feminino.
Publicado a
Atualizado a

“Perguntei-lhe: 'Posso dar-te um beijinho?', e ela disse: 'Está bem'. Foi isso que aconteceu". A garantia foi dada esta terça-feira (11), em tribunal, por Luís Rubiales, ex-presidente da federação espanhola de futebol, sobre o beijo na boca à jogadora Jennifer Hermoso, após a final do Mundial de futebol feminino, em agosto de 2023, no estádio de Sydney, Austrália.

As declarações de Rubiales vão contra o testemunho da futebolista que, na primeira sessão do julgamento, assegurou que o beijo não foi consentido.

Versão diferente tem Rubiales, que está a ser julgado por agressão sexual e tentativa de coação devido ao polémico beijo. O Ministério Público espanhol pede dois anos e meio de prisão para o ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol. 

Rubiales garantiu que tem "a certeza absoluta" de que Hermoso lhe deu o consentimento para a beijar após a seleção espanhola conquistar o título de campeã mundial de futebol feminino.

Num depoimento que demorou cerca de uma hora, reiterou que Hermoso lhe deu "permissão" para a beijar durante os festejos. "É como dar um abraço. É algo espontâneo", acrescentou Rubiales, citado pelo El País

No tribunal, Rubiales acusou a futebolista de "mudar a sua versão" e desvalorizou a situação. "Eu estraguei tudo e reconheci isso. Neste momento é óbvio. Estive errado. Agora, daí a que haja um crime...", afirmou o ex-responsável pela federação espanhola de futebol. Admitiu, no entanto, que devia ter tido um papel mais "institucional".

Rubiales negou ainda ter exercido qualquer tipo de pressão sobre Hermoso para que esta justificasse o beijo. Questionado sobre se, "em algum momento, pediu desculpa" à futebolista, Rubiales respondeu: "O que acontece é que a senhora Hermoso sabe, assim como eu, que eu lhe perguntei [se a podia beijar] e ela disse 'está bem'. Pedi desculpa porque deveria ter estado num plano institucional, mas a senhora Hermoso sabe que eu perguntei e ela respondeu", argumentou.

Antes do depoimento de Rubiales, uma pessoa surda participou, a pedido do arguido, no julgamento na qualidade de perito. Afirmou que, depois de visualizar o vídeo do beijo na rede social TikTok, é possível ver um movimento dos lábios de Rubiales.

"O que concluiu que ele estava a dizer?", perguntou a advogada do ex-dirigente da federação espanhola de futebol. "Posso dar-te um beijinho?", respondeu o perito, dizendo que "não há margem para erro". Já sobre Hermoso não conseguiu perceber qual tinha sido a sua resposta à pergunta, uma vez que estava de costas para as câmaras.

Além de ser julgado por agressão sexual, Rubiales está também acusado de coerção sobre Jennifer Hermoso, juntamente com o ex-diretor da seleção masculina de Espanha Albert Luque, o antigo selecionador feminino Jorge Vilda e o antigo diretor de marketing da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Ruben Rivera.

Ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales
Jennifer Hermoso no tribunal sobre o beijo de Rubiales: "Senti repulsa por esse comportamento"

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt