Rúben Amorim: "Se ganhar ao Manchester City, vão pensar que chegou o próximo Ferguson""

Rúben Amorim: "Se ganhar ao Manchester City, vão pensar que chegou o próximo Ferguson""

Sporting joga amanhã (20.00, Sport TV5) com os citizens na 4.ª jornada sem Gonçalo Inácio. Treinador leonino comprava vitória com assobios e admite que será difícil controlar as emoções.
Publicado a
Atualizado a

O Sporting joga na terça-feira (20.00, Sport TV5) com o Manchester City, que segundo Rúben Amorim é “a melhor equipa do Mundo” e tem o “melhor treinador do Mundo”, na 4.ª jornada da Liga dos Campeões. Gonçalo Inácio é baixa de peso. “Inácio está em condições, mas está fora. Podíamos arriscar, mas não o vamos fazer. Temos de ter cuidado porque o campeonato é longo e é um jogador importante para nós”, disse o ainda treinador dos leões, defendendo que é preciso “ir a jogo com coragem”, porque pode correr bem - a célebre frase que usou quando chegou a Alvalade, em 2019, ano em que tudo corria mal aos leões.

O assunto "Manchester" dominou a conferência de imprensa, mas o United sobrepôs-se ao City, não fosse Old Trafford a próxima casa do jovem técnico de 39 anos, que “raramente” se arrepende de uma decisão: “Vou ter saudades do País, dos meus jogadores, do clube, mas agora não tenho tempo para sentir nada. O jogo com o Sp. Braga vai bater mais do que agora”, confessou o treinador, que, na terça-feira, se despede do Estádio José Alvalade, mas só no domingo dirá adeus definitivo ao banco leonino, após o encontro com os bracarenses.

Tentando centrar atenções no jogo da 4.ª jornada da Champions, Amorim garantiu que não comprava o empate porque “o Sporting entra em campo para vencer”. Mas comprava uma vitória com assobios: “Ajudava-me a ir embora com outra alegria. Será um jogo especial. Não sei se vou conseguir controlar as emoções...” 

E mesmo que o jogo seja com o Manchester City, “o foco” continua a ser ganhar e não nas ilações que os adeptos e os comentadores vão tirar e que até podem ser enganadoras, segundo Rúben Amorim. “Se o resultado for negativo, as expetativas vão baixar, se ganharmos vão pensar que chegou o novo Alex Ferguson (risos)... O que me interessa é ganhar, ter uma boa despedida em Alvalade, ganhar em Braga e começar uma nova aventura em Manchester”, disse, garantindo que “não houve indecisões” e que o Manchester United era o clube que queria para prosseguir a carreira, que começou em 2018, no Casa Pia.

Lembrado pelos jornalistas ingleses sobre o tempo em que fez um estágio com José Mourinho em Old Trafford, quando estava a tirar o curso de treinador, Amorim disse que não esquece o “impacto” que o Special One teve na sua carreira: “Mostrou-me que se pode ganhar tudo e ser uma pessoa diferente do que se pensa. Um treinador especial, que abriu a porta a muitos portugueses. Terei tempo para falar com ele. O Manchester United foi o único clube onde fiz um estágio, mas nunca disse ‘quero voltar como treinador.’” Mas a verdade é que vai voltar e já no dia 11.

Haaland vs. Gyökeres

O Sporting-Manchester City terá um entusiasmante duelo de gigantes nórdicos. O sueco Viktor Gyökeres (26 anos, 1,89 metros e 90 kg) soma 24 golos em 20 jogos esta época pelo Sporting, enquanto o norueguês Erling Haaland (24 anos, 1,95 metros e 88 Kg) marcou 17 golos em 18 partidas. 

No que toca ao valor de mercado, no site transfermarket o norueguês é o mais valioso do futebol mundial - 200 milhões de euros -, enquanto o leão vale 70 milhões, mas tem uma cláusula de rescisão de 100ME e é esse o valor que o Sporting exige para o deixar sair. 

Ambas as equipas têm sete pontos na classificação - o Sporting está em 8.º e o Manchester City em 3.º - e ocupam, para já, lugares de apuramento direto para os oitavos de final da renovada Champions.

Guardiola "ansioso" por falar com Hugo Viana

Pep Guardiola rejeitou ainda a ideia de o Manchester City estar a atravessar um mau momento - derrota com o Tottenham (Taça da Liga inglesa) e o Bournemouth (Premier League), ambas por 2-1 - e quer dar boa resposta contra o Sporting.

Sobre o campeão português não faltaram elogios à equipa de Rúben Amorim, que está de saída para o rival Manchester United: "[Sporting] tem um padrão muito claro e uma equipa que controla muito bem a bola. Tem uma boa troca de bola e há uma boa ligação com os jogadores que jogam atrás e com os que jogam à frente. Conhecemos os jogadores, é o mesmo treinador, a mesma mentalidade e a equipa deles tem feito um trabalho muito bom."

A chegada do diretor desportivo Hugo Viana ao Manchester City no final da temporada mereceu um comentário de Guardiola, que admitiu ter sido a primeira opção."Estou ansioso para falar com ele. O Hugo foi a primeira opção, havia outras alternativas. Eu não conheço os diretores desportivos, tive zero influência, mas leva muito tempo com Rúben Amorim e nota-se pelos padrões, formas de jogar e conhecimento. Se meteu o Sporting em outro nível é porque as coisas correram muito bem, quer em Portugal quer em Europa", referiu io espanhol garantindo que teve 0% influência na escolha de Viana.

Da última vez, o Manchester City goleou o Sporting (5-0), um resultado que Pep Guardiola não acredita que se repita, num jogo em que não conta com Rúben Dias.

Hoje, Haaland não treinou, mas vai a jogo, tal como Bernardo Silva, que considerou o Sporting, a melhor equipa a jogar em Portugal e "de longe”. E meteu gelo nos elogios ao técnico leonino: “Um dos melhores do Mundo? Não sei... Meter um treinador tão jovem ao nível de Pep, Ancelotti e Klöpp é difícil. Um dos mais promissores do Mundo, sem dúvida. O que tem feito tem sido fantástico.”

isaura.almeida@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt