Ruben Amorim recupera estrelinha e Manchester United volta a uma final europeia
O Manchester United está na final da Liga Europa, depois de ter eliminado o At. Bilbau, por 4-1 (7-1 no agregado das duas mãos). Ruben Amorim recuperou a estrelinha no Teatro dos Sonhos e tornou-se no primeiro treinador português desde José Mourinho - perdeu a Liga Conferência em 2023 - a chegar a uma final europeia de clubes.
O United consegue assim a possibilidade de alcançar uma vaga na Liga dos Campeões, caso vença o troféu, algo que não será possível pela classificação na Premier League (15.º). Seria certamente um sonho para Ruben Amorim, que deixou o Sporting a meio da época para tentar salvar a época deste Manchester United.
A final será no dia 21, em Bilbau, onde os red devils vão lutar pelo troféu com os também ingleses do Tottenham, que bateram o Bodø/Glimt (2-0, 5-1 no agregado).
A final inglesa significa que o segundo classificado da I Liga (Sporting ou Benfica) não terá acesso direto à fase regular da Liga dos Campeões 2025/26 e terá de começar na 3.ª pré-eliminatória. Só o campeão entrará na maior prova de clubes da UEFA.
A vantagem na primeira mão (3-0) era uma boa almofada para a equipa dos portugueses Bruno Fernandes e Diogo Dalot, mas os espanhóis entraram melhor e marcaram nos primeiros minutos, por Jauregizar. Os red devils tentaram responder ao golo sofrido, mas só o conseguiram na segunda-parte, depois do técnico português mexer na equipa. Amorim fez entrar Shaw, Diallo e Mount e os três desenharam o empate. Um golo de Mount, seguido de outro de Casemiro e mais um de Hojlund até ele bisar e fechar a contagem nos 4-1.
Quatro anos depois, o emblema de Manchester volta a um jogo onde pode conquistar um troféu europeu e, quererá certamente negar o título perdido, diante doutra equipa espanhola, o Vilarreal, em 2020-21. Essa é também uma vingança esperada por Bruno Fernandes, o capitão do Manchester United, que desejará levantar a Liga Europa.