Amorim e o apuramento: "Acredito sempre que o Sporting tem hipóteses"

Sporting recebe na terça-feira o Tottenham na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões (17.45, Eleven Sports). Eric Dier volta a Alvalade como adversário.

"Se o Tottenham marcar primeiro vai ser muito complicado para o Sporting." E por isso, segundo Rúben Amorim, o objetivo é não deixar os ingleses ter bola e assim disputar os três pontos e o apuramento no encontro de terça-feira, no Estádio José Alvalade (17.45, Eleven Sports), da segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões: "Olhando para as peças e ao clube em si é favorito, mas todos têm hipóteses no grupo. Acredito sempre que o Sporting tem hipóteses."

A ausência dos centrais Luís Neto e St. Juste, por lesão, aumenta a preocupação com o ataque do Tottenham? "É sempre preocupante, os pontos fortes do adversário preocupam-nos. Perdemos o encaixe que tínhamos, que era pelo St. Juste, que era o mais rápido, que se calhar encaixava bem no Son. Tínhamos o Neto que é bastante experiente. Teríamos aí alguém para anular a velocidade nas costas. Mas o Inácio fez lá parte da época, o Esgaio poderá ser opção por apanhar um extremo pela frente. Vamos ver. Eu já sei quem vai jogar, mas não vou dizer. É uma grande preocupação, mas vamos ver", respondeu o técnico leonino, que na primeira jornada foi à Alemanha vencer o E. Frankfurt (3-0). Os alemães jogam hoje com o Marselha.

Apesar de dizer que a "responsabilidade" está do lado dos spurs, o técnico também disse que Sporting tem de encontrar forma de contrariar o adversário: "O Tottenham é uma equipa muito forte. Tem um treinador que é vencedor, onde quer que vá ganha, muito forte nas transições e bolas paradas. Até no Lloris. Bastante completa, com grande qualidade. Temos a nossa equipa, estudámos o Tottenham mas focamos na nossa equipa, para potenciar as nossas capacidades. Gostamos de ter bola, queremos manter essa identidade, queremos ser competitivos em todos os jogos. A responsabilidade está claramente do lado do Tottenham. Mas somos um grande em Portugal e temos de jogar para vencer. É isso que vamos fazer."

Como? "Penso que o segredo é não fazer as coisas diferentes. Depois confiar em Trincão, Edwards, Pote, Rochinha e Arthur. Nas alas é diferente com Matheus Reis ou com Nuno Santos. O Porro é um dos melhores laterais ofensivamente da Europa. Segredo é não fazer nada de diferente, olhando para o Tottenham que não deixa muito espaço. Temos uma estratégia, a ver se funciona. Foco é fazer o que fazemos bem", respondeu.

O facto de o Tottenham ainda não ter perdido esta época "não mete medo", segundo Amorim. "Penso que o Tottenham é favorito e isso retira-nos responsabilidade, não como equipa mas para o exterior. Medo não há. Estamos a crescer muito, mesmo a perder jogadores, estamos mais maduros e preparados. Tenho a certeza que olharam para nós como a equipa mais fraca do grupo digamos assim e gostamos disso. Mudámos um pouco a forma de olharem para nós. Queremos ganhar, jogamos dessa maneira e o objetivo é vencer", explicou o técnico.

Contente pela "ligação entre Marcus [Edwards] e Trincão" ter "funcionado muito bem", Rúben Amorim admite que "está mais difícil para o Paulinho ganhar o seu lugar", depois de regressar de lesão: " Tem de recuperar os índices físicos. Eles é que dificultam a vida os três da frente têm estado muito bem."

Eric Dier "feliz" por ver o Sporting a lutar por títulos

Formado na Academia, onde passou dez épocas, antes de se transferir para o Tottenham, Eric Dier está de volta a Alvalade. "É muito especial para mim estar de volta e estou feliz. Demorei muito tempo para voltar e preferia jogar contra outra equipa em Portugal. Eu acompanho sempre o Sporting. A equipa está em muito boas mãos. Passaram por um momento difícil e conseguiram ultrapassá-lo. Tornaram-se uma equipa forte com um treinador jovem e ambicioso. Estou muito feliz por ver o clube na Champions e a lutar por títulos, que é onde o clube deve estar sempre. Eu saí daqui há muito tempo e a equipa é completamente diferente", confessou o defesa central.

Eric Dier respeito a opinião de Rúben Amorim, mas o favoritismo atribuído pelo técnico aos spurs "não fará diferença alguma, porque o jogo vai ser difícil".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG