A primeira para Portugal. Telma Monteiro conquista medalha de bronze

Judoca portuguesa venceu o duelo frente à romena Corina Caprioriu, na categoria de -57kg. Vence a sua primeira medalha olímpica

Telma Monteiro conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos. Foi a primeira medalha da judoca nos Jogos e a primeira de Portugal no Rio2016. A atleta portuguesa igualou o melhor resultado de sempre do judo português, depois do bronze de Nuno Delgado em Sidnei2000.

A prestação de Telma Monteiro nos Jogos Olímpicos começou de melhor positiva ao eliminar a neozelandesa Darcina Manuel, 25ª do ranking mundial, na segunda ronda do torneio. Nos quartos-de-final, a judoca portuguesa, oitava da hierarquia, perdeu a hipótese de lutar pela medalha de ouro de e de prata, ao ser eliminada pela lider do ranking, Sumiya Dorjsuren. No combate de repescagem, Telma Monteiro venceu a francesa Automne Pavia, que perdeu com a japonesa Matsumoto.

Esta é a quarta participação da judoca portuguesa nos Jogos Olímpicos. Em Atenas2004, e em Pequim2008 ficou pelo 9º lugar e em Londres2012, Telma Monteiro desiludiu e garantiu apenas o 17º lugar, ao ser eliminada logo no primeiro combate frente à judoca norte-americana Marti Malloy.

No Rio2016 foi medalha de bronze e consegui a 24.ª medalha Olímpica da história do desporto português.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Daniel Deusdado

"Petróleo, não!" Nesta semana já estivemos perto

1. Uma coisa é termos uma vaga ideia de quão estupidamente dependemos dos combustíveis fósseis. Outra, vivê-la em concreto. Obrigado aos grevistas. A memória perdida sobre o "petróleo" voltou. Ficou a nu que temos de fugir dos senhores feudais do Médio Oriente, das oligopolísticas, campanhas energéticas com preços afinados ao milésimo de euro e, finalmente, deste tipo de sindicatos e associações patronais com um poder absolutamente desproporcionado.