A primeira para Portugal. Telma Monteiro conquista medalha de bronze

Judoca portuguesa venceu o duelo frente à romena Corina Caprioriu, na categoria de -57kg. Vence a sua primeira medalha olímpica

Telma Monteiro conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos. Foi a primeira medalha da judoca nos Jogos e a primeira de Portugal no Rio2016. A atleta portuguesa igualou o melhor resultado de sempre do judo português, depois do bronze de Nuno Delgado em Sidnei2000.

A prestação de Telma Monteiro nos Jogos Olímpicos começou de melhor positiva ao eliminar a neozelandesa Darcina Manuel, 25ª do ranking mundial, na segunda ronda do torneio. Nos quartos-de-final, a judoca portuguesa, oitava da hierarquia, perdeu a hipótese de lutar pela medalha de ouro de e de prata, ao ser eliminada pela lider do ranking, Sumiya Dorjsuren. No combate de repescagem, Telma Monteiro venceu a francesa Automne Pavia, que perdeu com a japonesa Matsumoto.

Esta é a quarta participação da judoca portuguesa nos Jogos Olímpicos. Em Atenas2004, e em Pequim2008 ficou pelo 9º lugar e em Londres2012, Telma Monteiro desiludiu e garantiu apenas o 17º lugar, ao ser eliminada logo no primeiro combate frente à judoca norte-americana Marti Malloy.

No Rio2016 foi medalha de bronze e consegui a 24.ª medalha Olímpica da história do desporto português.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Henrique Burnay

Isabel Moreira ou Churchill

Numa das muitas histórias que lhe são atribuídas, sem serem necessariamente verdadeiras, em resposta a um jovem deputado que, apontando para a bancada dos Trabalhistas, perguntou se era ali que se sentavam os seus inimigos, Churchill teria dito que não: "Ali sentam-se os nossos adversários, os nossos inimigos sentam-se aqui (do mesmo lado)." Verdadeira ou não, a história tem uma piada e duas lições. Depois de ler o que publicou no Expresso na semana passada, é evidente que a deputada Isabel Moreira não se teria rido de uma, nem percebido as outras duas.