Quatro miúdos e um camião: assim arrancou a Liga Moche

O circuito nacional arranca sexta-feira na praia de Ribeira d"Ilhas na Ericeira. Enquanto se espera por ação na água, fique a par da história

Quatro miúdos empreendedores e obcecados por surf na casa dos 20 e um camião TIR com dois contentores. Foi assim que há 25 anos nasceu o circuito nacional, atualmente conhecido por Liga Moche e que arranca esta sexta-feira na Ericeira para mais uma época. Como recorda João Capucho, um dos jovens do grupo e presidente da Associação Nacional de Surfistas (ANS) de 2003 a 2011, a iniciativa de andarem com o "circo Chen" pelo país surgiu após uma discussão pelo título nacional que acabou na justiça. E quem eram os protagonistas? José Gregório e João Antunes, como não poderia deixar de ser, ou não fossem eles os maiores rivais da história do surf em Portugal.

"Na última etapa, em 1998, não ficou claro entre o regulamento e os comunicados da Federação Nacional de Surf quantos pontos eram atribuídos ao vencedor, se 1000 ou 1200. E foi essa diferença mais a divergência nas interpretações que fez com que o derrotado, ou seja o Gregório, protestasse contra a vitória do Antunes. Nessa altura o circuito era organizado diretamente pela Federação e esse episódio acabou por ser um dos fatores principais que acelerou a divisão entre os surfistas profissionais e este órgão", explica Capucho.

Leia mais na edição impressa e no epaper do DN.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG