Ticha Penicheiro "orgulhosa" de apuramento inédito de Portugal para Eurobasket
A seleção nacional de basquetebol feminino qualificou-se este domingo, pela primeira vez, para o Campeonato da Europa, após vencer a Sérvia, por 57-40, em Coimbra. Com este resultado as portuguesas asseguraram um dos quatro melhores segundos lugares da fase de qualificação.
Em Coimbra, a equipa orientada por Ricardo Vasconcelos conquistou o quinto triunfo no Grupo G, batendo a Sérvia, vencedora da poule, com os mesmos 11 pontos da seleção nacional, que já vencia ao intervalo, por 28-27.
A inédita presença portuguesa vai ocorrer na 40.ª edição do Eurobasket feminino, que vai ser disputado entre 18 e 29 de junho, por 16 seleções, entre as quais as anfitriãs República Checa, Alemanha, Itália e Grécia.
"Espero que possa abrir os jornais, os telejornais, com esta notícia incrível"
A mais conceituada basquetebolista portuguesa de sempre, Ticha Penicheiro, disse à Lusa estar "superorgulhosa" da seleção: "É um feito inédito. Como boa portuguesa e ex-basquetebolista, claro que estou superorgulhosa da equipa, do técnico, da federação. É um feito incrível. Estou superorgulhosa. Entrámos, desde o primeiro minuto, superconcentradas, com uma defesa incrível. Estamos todos de parabéns"
A antiga internacional portuguesa, que fez carreira na Liga norte-americana (WNBA), reagia ao triunfo de hoje da seleção ante Sérvia, por 57-40, em Coimbra, em que Portugal garantiu um dos quatro melhores segundos lugares da fase de qualificação.
Questionada sobre se este apuramento pode significar maior atenção, mediática e popular, à modalidade, e em específico à modalidade no feminino, a antiga jogadora da Figueira da Foz diz esperar "há muito tempo, que se volte a página". "Acontece de vez em quando, mas não de maneira constante. Espero que amanhã [na segunda-feira] possa abrir os jornais, os telejornais, com esta notícia incrível", atirou.
Ticha Penicheiro terminou a carreira em 2012 e integra o Hall of Fame da federação internacional da modalidade, a primeira portuguesa com este reconhecimento histórico, e o Naismith Memorial Hall of Fame, dos Estados Unidos, numa carreira em que venceu a WNBA, campeonato de que foi eleita como uma das 15 melhores jogadoras de sempre.
*com Lusa