Portugal perde na final com a Dinamarca mas faz o melhor resultado de sempre num mundial de andebol sub-21
A seleção portuguesa sub-21 de andebol perdeu este domingo, 29 de junho, frente à Dinamarca, por 26-29, na final do Mundial da categoria. Apesar da derrota, este é o melhor resultado de sempre da seleção de sub-21 desta modalidade.
Num encontro disputado em Katowice, na Polónia, a seleção portuguesa teve uma primeira parte algo nervosa, com vários erros e algumas falhas técnicas, o que resultou numa desvantagem de quatro golos ao intervalo, perdendo por 14-10.
No segundo tempo, a seleção portuguesa conseguiu ir encurtando a vantagem, mas com o guarda-redes dinamarquês a fazer uma grande exibição, os jogadores portugueses entraram para os últimos 15 minutos a perder por 20-17.
Contudo, aos poucos a seleção portuguesa acabou por reduzir a desvantagem para dois pontos de diferença, até sofrer uma exclusão e uma expulsão. Ainda assim, Portugal acabou por não desistir e chegou a estar a apenas um golo do empate. No entanto, no frente a frente com o guarda-redes, o jogador dinamarquês acabou por levar a melhor.
Com o tempo a passar, a seleção portuguesa acabou por não conseguir aproximar distâncias e o resultado acabaria por ficar nos 26-29.
Não obstante a derrota, o segundo lugar neste campeonato do Mundo já é a melhor prestação de sempre de uma seleção deste escalão num campeonato da modalidade.
Esta foi a 12.ª presença em Campeonatos do Mundo de sub-21 de Andebol. Em 1995, na Argentina, Portugal tinha conseguido ser terceiro, resultado que agora é superado com o estatuto de vice-campeão mundial.