Portugal com a fava Espanha, mas a sonhar com os quartos de final
FPF

Portugal com a fava Espanha, mas a sonhar com os quartos de final

Além da campeã mundial em título, a seleção nacional vai ainda defrontar a Itália e a Bélgica no Grupo B. Selecionador fixa como objetivo passar a fase de grupos, o que seria inédito.
Publicado a
Atualizado a

Um grupo complicado, mas o sorteio podia ter sido bem pior.  Portugal vai defrontar a campeã mundial em título Espanha, a Itália e a Bélgica na fase de grupos do Europeu feminino de futebol de 2025, ditou esta segunda-feira o sorteio realizado em Lausana, na Suíça. O jogo de estreia no Grupo B será precisamente frente à vizinha Espanha, a 3 de julho, em Berna. Segue-se a Itália (dia 7, Genebra) e a Bélgica (11, Sion).

“É um grupo muito competitivo, próximo daquele da Liga das Nações, por isso são seis meses em que vamos defrontar pelo menos três vezes a Espanha e a Bélgica e uma Itália super competitiva, que tem crescido muito nos últimos anos. Num Europeu não há grupos fáceis, esperamos é estar preparados porque queremos um Europeu em que o nosso nível cresça”, reagiu o selecionador Francisco Neto. 

“O nosso objetivo é muito claro, fazemos isto passo a passo e jogo a jogo, mas o primeiro objetivo é chegar ao último jogo da fase de grupos a dependermos só de nós para chegar à próxima fase [quartos de final]. Tudo iremos fazer para chegarmos já qualificados ou a depender só de nós”, acrescentou.

O histórico de confrontos contra a Espanha é  francamente negativo. Nos três jogos oficiais, Portugal perdeu os três, o último na fase final do Europeu de 2017, uma derrota por 2-0. Igualmente negativo são os embates com a Itália - num total de 16 desafios oficiais, 14 derrotas e apenas dois triunfos (1994 e 2000). Já diante da Bélgica, a seleção portuguesa venceu três de nove embates (perdeu cinco e empatou um).

Só pela presença no terceiro Europeu da história, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) receberá 1, 8 milhões de euros da UEFA, que irá distribuir 44ME em prémios.

A fase final do Euro2025 conta com a participação de 16 seleções e será disputada em quatro grupos de quatro, com os dois primeiros classificados a avançarem para a fase a eliminar. O Campeonato da Europa de futebol feminino será jogado na Suíça entre 2 e 27 de julho. Portugal, recorde-se, nunca conseguiu passar da fase de grupos nas duas edições em que marcou presença (2017 e 2022).

Praticantes sempre a subir

Portugal tem hoje 12.851 jogadoras de futebol e futsal, segundo números revelados esta segunda-feira pela FPF, número que ultrapassa o total da temporada passada - 12.836 atletas. É impressionante a subida de praticantes a nível federado, tendo em conta que em  2010 eram de 5406.  

E ainda há margem para crescer, segundo a previsão do organismo  ainda liderado por Fernando Gomes: “A FPF mantém uma visão otimista e estima que, ao final da época 2024/25, o número de praticantes femininas possa aumentar em 20% em comparação com a época anterior, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do futebol feminino em Portugal.”

Outro sinal do crescimento do futebol feminino é o facto de Portugal, que já tinha garantido a presença de três clubes na Champions em 2025-26, ter assegurado que  manterá os três clubes em 2026-27.

Sorteio da fase final do Euro2025

Grupo A: Suíça, Noruega, Islândia e Finlândia

Grupo B: Espanha, PORTUGAL, Bélgica e Itália

Grupo C: Alemanha, Polónia, Dinamarca e Suécia

Grupo D: França, Inglaterra, País de Gales e Holanda

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt